Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes para aprimorar ainda mais a sua experiência em nosso site. Consulte nossa Política de Privacidade para obter mais informações. Ao usar nosso site, você concorda com o uso de cookies.

4 passos indispensáveis para organizar o seu estoque

 

É muito recorrente encontrar empresas que fecham o mês no vermelho, mas não conseguem identificar o problema nas contas. Saiba que o erro pode estar na forma de organizar o estoque.

Alguns dos benefícios de uma organização eficiente são: redução de custos e de perdas, conservação adequada dos produtos e níveis de estocagem compatíveis com o movimento.

Quer descobrir como organizar o estoque de forma direcionada para o sucesso e evitar os principais erros que prejudicam esse processo? Então, confira as práticas fundamentais para aplicar na sua empresa!

Por que se preocupar com a organização do estoque?

Os principais objetivos da gestão de estoque são os de equilibrar compras, armazenagem e entregas, o que está envolvido o ciclo da mercadoria. Ela não se limita simplesmente ao controle de entradas e saídas das mercadorias, ela faz parte da capital de giro da empresa, que é o tanto de dinheiro disponível que ela tem para se manter no mercado por um período.

Por isso, se preocupar com a gestão e organização do estoque é uma ação estratégica para os gestores, pois gera impacto em diversas atividades da empresa. Uma gestão de estoque adequada traz benefícios como:

  • otimização de recursos: o controle do estoque permite identificar a quantidade ideal de materiais e mercadorias que devem ser armazenados, sem excedentes ou faltas, o que ajuda na saúde financeira do estabelecimento;

  • impacto em outras atividades: não ter a matéria-prima para confecção de um produto ou não ter a mercadoria para o cliente impactam negativamente nas vendas da empresa. Um estoque organizado impede que esse tipo de situação aconteça, evitando também comprometimento dos lucros e da reputação da empresa;

  • redução de prejuízos e desperdícios: o processo de organização e controle do estoque também ajuda a identificar possíveis desperdícios de materiais, seja por excesso de compra ou por armazenamento incorreto.

Como organizar o estoque?

Agora que você entendeu a importância de organizar seu estoque, trazemos alguns passos indispensáveis nesse processo.

1. Acompanhe os indicadores

Os indicadores de desempenho são ferramentas que auxiliam os gestores nas tomadas de decisões. Se você ainda não sabe como utilizá-los corretamente, corra atrás de um treinamento, pois esses números são essenciais para o sucesso da organização.

Existem várias ferramentas atualmente que facilitam o trabalho do gerente e aumentam a confiabilidade dos dados. Esses programas não podem ser dispensados em empresas que buscam o crescimento e a redução de custos.

Giro de materiais, cronograma para inventários, vencimento de produtos, desperdícios, extravios e avarias e relatórios de vendas do período são exemplos dos dados mais utilizados nesse setor da organização e que norteiam o trabalho da equipe.

2. Organize seu estoque

Imagine, por exemplo, que o seu ramo é material de construção. Se as mercadorias não estiverem em seus devidos locais, é possível que você não consiga entregar a quantidade solicitada pelo cliente por conta da desordem, mesmo que os itens constem no sistema.

Além de não conseguir encontrar o que precisa nos momentos mais importantes, a desorganização contribui para que o pedido de compra saia abaixo ou acima do ideal, acarretando, assim, um prejuízo financeiro para o negócio.

O correto é desenvolver um padrão de organização dos produtos e treinar a equipe para manter o que foi definido. Quanto ao layout, a sugestão é dispor os itens de acordo com o tamanho e saída, sempre estabelecendo um código único para cada mercadoria. Aqui na Goma frisamos muito a questão de controle de estoque para os nossos clientes e trazemos soluções tendo como base a realidade deles.

Um exemplo pode ser visto pela forma de venda de pregos e de parafusos a granel, confira abaixo um exemplo e suas destavantagens:

Pensando nessa realidade e também em trazer aos nossos clientes uma nova solução, desenvolvemos a linha Goma Bric, uma linha completa que dispõem produtos fracionados em pacotes, com código de barras e organizados em um expositor, facilitando assim o controle de estoque e a venda. Vou mostrar um exemplo:

Saiba mais no texto Veja o porque nossos clientes optam por vender Goma Bric

3. Realize inventários periódicos

Se você nunca ouviu falar em inventário, certamente a gestão do seu estoque não está correta. Caso já tenha ouvido a respeito e não aplica em sua empresa, é hora de pôr a mão na massa e começar a executar periodicamente.

O inventário é a contagem de todos os itens do estoque. Existem empreendimentos que o realizam em intervalos menores, sempre focando nas mercadorias que possuem maior rotatividade e nas de maior valor. Esse intervalo vai de acordo com a decisão do organizador.

É a partir das informações obtidas nessa ação, que será possível identificar as falhas de pedido e tomar ações antes do fechamento do mês, evitando, assim, que as contas fechem no negativo.

4. Integre o estoque com outras áreas

Uma vez que o estoque influencia a operação, os resultados da empresa como um todo e as demais atividades também impactam no desempenho do estoque, a integração com as outras áreas se torna uma excelente forma de conseguir a eficiência.

Um exemplo disso é a identificação das demandas de vendas e as informações que são repassadas sobre as saídas de itens. Esses dados auxiliam o setor de compras a serem mais assertivos e contribui para manter a estocagem dentro do previsto para o período.

Esqueça essa ideia de que cada um deve focar apenas em seu setor. É necessário que todos os funcionários estejam em sincronia para gerar bons desempenhos, fazendo com que a integração comece imediatamente.

Quais os principais erros que prejudicam a organização do estoque?

Para finalizar, listamos os principais erros cometidos pelas empresas que prejudicam a organização do estoque.

Comprar a quantidade errada

Um dos pontos principais para ter um estoque adequado é identificar a quantidade exata de material que precisa ser comprada, nem a mais nem a menos.

Comprar mercadorias excedentes traz um custo maior para empresa, possibilidade de futuro desperdício por falta de uso e validade, risco de serem danificadas no armazenamento, abarrotamento do estoque, entre outros problemas. Por outro lado, ter estoque abaixo do necessário afeta diretamente o quadro de vendas.

Para evitar que isso aconteça, é preciso fazer um acompanhamento rigoroso para identificar os itens mais procurados pelos clientes e estar atento a sazonalidades (itens que vendem mais em uma determinada época do ano).

Não usar um software de gestão de estoque

Muitas empresas ainda cometem o erro de realizar a gestão de estoque por métodos antigos, com caneta e papel. Esse tipo de abordagem pode trazer muita desorganização e complicação para o processo, pois ele fica mais sujeito a erros e perda de controle.

O ideal, hoje em dia, é adquirir um software de gestão de estoque. Essa ferramenta tecnológica auxilia nos fluxos de caixa, permite o levantamento de dados em tempo real e otimiza todo o processo de gerenciamento.

Não descrever os itens do estoque

Pode parecer simples, mas descrever e identificar minuciosamente os itens do estoque é um dos pontos principais para a sua organização. Muitos gestores ainda não dão a devida atenção a esse ponto, o que pode comprometer o processo e trazer dificuldades.

A identificação correta dos itens ajuda na aquisição correta dos materiais e mercadorias, no cadastramento exato e evita duplicidade de compra.

É importante lembrar que um estoque cheio não é o mesmo que estoque de qualidade. Produto parado é sinônimo de dinheiro investido que não representou retorno à empresa. Por isso, invista em ferramentas e busque conhecimentos que vão ajudar você a organizar o estoque!

Gostou do texto? Quer ler mais sobre o assunto? Então, continue no site e leia nosso texto sobre organização de venda de parafusos!

 

 

Postado em 05/09/2018 14:00:00
MAIS POSTS
Lançamos a Goma Ferragens, uma linha completa de materiais para sua obra!
Pensando nas necessidades de produtos e oferecer uma linha completa, lançamos a Goma Ferragens, são materiais essenciais para sua obra! Ofertando materiais projetados e fabricados para atender da melhor maneira, entregando estética, funcionalidade e produtos exclusivos. A Linha Goma Ferragens vem chegando com vários modelos de dobradiças, puxadores, trincos e muito mais. Confira a lista completa a seguir: ➡️ Trena, indicada para medir com precisão. Tornando uma ferramenta essencial para projetos de construção e trabalhos de artesanato. ➡️ Dobradiças - Niquelada, é indicada para uso em móveis, portas e janelas. - Artesanato, utilizadas em caixas, baús, MDFs e madeira em geral. - Colonial, indicada para uso em portas de madeira. - Aço Galvanizado, para uso em móveis, portas, janelas e caixas (madeira e MDFs). - Pivotante. - Ferro Vai e Vem. - Palmela de Aço Colonial e Aço Niquelado. - Para Portão Chumbar. - Para Portão Parafusar. - Leme, para portões de madeira, ela possui uma espécie de alavanca que possibilita a abertura e fechamento da estrutura. - Inox, indicados para batentes de madeira ou metálicos e portas sem rebaixo. ➡️ Fechos Especiais e Ganchos de Rede ➡️Número de Apartamento e Residencial ➡️ Porta cadeado e Prendedor de Porta O porta cadeado é comumente utilizado em portas e portões, impedindo a abertura forçada! Já o prendedor é para manter portas abertas sem encostar na parede. ➡️ Punho e Puxadores Para janelas de correr com fecho embutido que mantém as janelas fechadas e seguras. O kit de punhos acompanha todos os parafusos necessários para instalação. ➡️ Rodízio Janela, utilizados para rolamento sobre os trilhos das janelas. ➡️ Rodízio transparente em gel facilita a movimentação de móveis de forma eficiente e eficaz. ➡️ Tarjetas são utilizadas para travamento de portas, portões, janelas e etc. ➡️ Trincos que podem ser utilizados em portões, portas e janelas. Acompanhando parafusos e permitindo uso de cadeado. - Trinco Bico Virado - Trinco Fio Redondo Leve - Trinco Fio Redondo Aço Galvanizado - Trinco Universal - Trinco para Portão ➡️ Visor Para porta, utilizados para rolamento sobre os trilhos das janelas Sempre inovando para entregar o melhor! Para mais informações entre em contato com nossa equipe!

LEIA MAIS
Parafuso: Tudo o que você precisa saber antes de escolher o seu!
Inicialmente, existem diversos tipos de parafuso e ele é usado como elemento de fixação na junção de duas peças. O parafuso tem aplicações específicas em cada um dos seus tipos. Vamos conhecer melhor. ➡️ Tipos de cabeça parafuso: A cabeça é decisiva no momento da aplicação e é uma das partes mais importantes. Assim, ela tem o papel de dar apoio à união de peças. Ela também determina qual chave vai ser utilizada no momento da fixação. Uma curiosidade é que também existem os parafusos sem cabeça, que são usados em aplicações onde o espaço é limitado. ➡️ TIPOS DE ROSCA DE PARAFUSO: Primeiro teremos que dividir os parafusos com roscas em dois grupos: • Rosca Máquina: o termo é usado por conta de uma norma americana. Dessa forma, tem rosca máquina todo parafuso que precisa de uma porca ou contra peça roscada para realizar a fixação. • Rosca Soberba: é o oposto da rosca máquina. Ao contrário, esse tipo de rosca não precisa de outro elemento para se fixar. Ou seja, o próprio parafuso faz a rosca se fixar. Precisando apenas de um furo. ➡️ Padrão de medida: No Brasil é um país que trabalha com padrões diferentes de medida: milímetros e polegadas. Logo, existem as especificações dos padrões de rosca. Em suma, em polegadas temos os padrões americano e inglês:   • UNC: padrão americano de rosca grossa. • UNF: padrão americano de rosca fina. • BSW: de padrão inglês, é muito similar a UNC, porém, sempre feita com frações de polegada. Em contrapartida, a unidade métrica tem como padrão o alemão, sendo esses: • MA: rosca métrica com passo normal. • MB: rosca métrica com passo fino. Essa tem um passo menor do que o normal. ➡️ Tipos de material: o material é um dos principais pontos de escolha por ser a base de tudo. Ainda assim, existem diversos parafusos e afins com materiais definidos por norma com aplicações específicas. Os mais comuns são: • Aço Baixo Carbono ou Ferro • Latão • Aço Inoxidável ou Inox • Aço Liga ➡️ Tipos de acabamento: Eles existem por motivos de: estética ou proteção contra corrosão. Logo, fazem com que sua resistência do fixador aumente. Polido: quando o parafuso não tem nenhum tipo de acabamento. Zincado: branco; preto; trivalente branco; trivalente amarelo; niquelado. Bi cromatizado Organometálico Oxidado: comum em parafusos de aço liga. Enegrecido Cadmiado Fosfato   Galvanizado a Fogo: também conhecido como Zincado a Fogo. Agora na hora de escolher seu parafuso, não tenha mais dúvidas! Aqui na Goma você encontra uma variedade de parafusos e da melhor qualidade!

LEIA MAIS

Contato

Rua Euclides Francisco Peixoto, 1700. Bairro: Santa Luzia | Tijucas - SC | 88200-000
(48) 3263-5156
[email protected]
07.836.202/0001-17

Formas de pagamento

certificados de segurança

Top