Quem é dono de um comércio de bairro certamente tem interesse em aumentar as vendas do negócio e diminuir custos que não sejam necessários. É nesse momento que uma grande dúvida surge: como chegar lá?
O primeiro pensamento que nos vêm à cabeça é fazer reformas na loja para deixá-la convidativa e atrair mais clientes. Mas isso implica investimentos que, algumas vezes, fogem do orçamento dos pequenos negócios.
Por essa razão, fizemos este artigo com 7 dicas para que o seu negócio consiga vender mais no bairro em que ele está localizado. Vamos a elas?
Cada vez mais pessoas têm dado atenção não apenas a produtos que solucionem os seus problemas, mas também ao impacto que as empresas têm no meio ambiente e na sociedade.
Por essa razão, é importante fazer com que o cliente se sinta parte de algo maior do que apenas a compra feita no seu estabelecimento. Se ele mora no bairro, com certeza se importa com o lugar e ficará contente ao saber que o seu negócio também tem esse zelo.
Assim, deixe seu público a par de todas as ações que sua empresa tem feito em prol do bairro. Isso causa um impacto positivo, o que gera mais interesse pela sua loja e, consequentemente, mais vendas.
Uma vez que o cliente entra na sua loja, ele se sente confortável e tentado a comprar? Se a resposta for negativa, então é preciso fazer algumas adequações.
Para começar, o ponto de venda deve ter um bom acesso. Por exemplo: uma loja de material de construção terá mais movimento se estiver localizada próxima a locais onde ocorrem muitas obras e reformas.
Além disso, a organização da loja também deve sugerir o consumo. Para isso, trate de deixar as prateleiras arrumadas e os produtos expostos de maneira a fazer o cliente lembrar de outras necessidades e acabar comprando mais.
Em lojas de material de construção, convém colocar os produtos de maior procura ao fundo. Dessa forma, os consumidores têm a chance de ver outros itens pelo caminho.
Para aumentar as vendas do seu comércio de bairro, é imprescindível que os clientes se sintam confortáveis na hora da compra. Para isso, coloque à disposição deles variadas formas de pagamento.
Afinal, esse é um meio de convencer as pessoas a comprar, mesmo que a condição atual não seja muito favorável. Os que ainda não receberam o salário podem pagar com cartão de crédito, enquanto aqueles que já usaram muito o limite do cartão podem fazer uso do parcelamento.
Quanto mais opções de pagamento o seu estabelecimento tiver, maiores são as chances de o público consumir.
Sua loja oferece exatamente os mesmos produtos que os demais concorrentes? Então, o que faria uma pessoa comprar com você em vez de qualquer outro estabelecimento?
A resposta é diversificação! Ofereça ao seu público algo que seja encontrado somente na sua loja. Não precisa ser um produto, mas um serviço que agregue valor ao item comprado. Por exemplo: para complementar a compra de um kit para banheiro, ofereça também rodos e escovas sanitárias.
Um caminho para aumentar as vender é expandir os canais de aquisição de clientes. Quando se trata de um comércio local, unir forças com as demais lojas do bairro é uma estratégia muito válida. Assim, estruture parcerias com outros comércios e aumente as chances de vender mais.
Não se restrinja ao seu segmento de atuação, pois indicações podem vir de todos os locais. Por essa razão, deixe cartões de visita e panfletos na maior quantidade possível de lugares próximos, para que as pessoas conheçam os seus serviços.
Dessa forma, desde o vendedor do shopping até o garçom de um restaurante que ouve alguém comentar que está buscando por materiais de construção podem lhe indicar um possível novo cliente.
O atendimento ao cliente é um diferencial competitivo capaz de trazer mais vendas. Quem não gosta de receber o melhor tratamento quando entra em alguma loja? Todos nós! Por isso, a forma como você e sua equipe atendem o público deve ser impecável.
Para isso, construa um envolvimento com o cliente e compreenda as necessidades dele, para explicar de maneira assertiva como o seu produto ou serviço pode atendê-lo.
Tenha em conta, também, a comodidade para o consumidor, seja ofertando entrega em domicílio ou oferecendo facilidades para o pagamento.
Lembre-se que um cliente fidelizado pode se transformar no seu melhor promotor de vendas, uma vez que possivelmente ele recomendará sua loja para seus amigos, conhecidos e contatos. Porém, caso ele não seja bem atendido, o contrário pode acontecer — o que é um grande risco para a reputação do seu negócio.
Por essa razão, deixe sempre os seus colaboradores motivados e produtivos. Todos devem conhecer muito bem os produtos vendidos, para indicar os mais apropriados aos clientes por meio de um bom atendimento.
Pessoas que residem próximas à sua loja têm mais chances de voltar a comprar com você, certo? Porém, apenas aguardar que elas regressem algum dia é a melhor estratégia? Claro que não. Por isso, oferte vantagens que as estimule a voltar.
Um cartão de fidelidade é uma boa forma de fazer isso. Assim, os clientes que realizarem um determinado número de compras podem ser beneficiados com um bônus ou desconto na próxima compra. Outra vantagem que você pode oferecer é a entrega para os clientes que residem próximo sem cobrar uma taxa adicional.
Seguindo essas dicas, você vai deixar o seu comércio de bairro em evidência e aumentar as chances de vender mais. Claro que conhecer perfil e comportamento do consumidor, melhores práticas do ponto de venda e investir em marketing também são fundamentais.
Para que você possa aprender tudo isso, confira também o nosso e-book Guia Definitivo Para Aumentar Suas Vendas. Boa leitura e até a próxima!
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