A sua loja de material de construção está no Facebook? Pois é lá que estão os seus clientes! Se o seu objetivo é aumentar as vendas, você precisa criar uma página nessa rede social. Isso tornará o seu negócio mais fácil de ser encontrado na internet e também oferecerá diversas possibilidades de publicação.
O Facebook é a maior rede social da atualidade. Contabiliza cerca de 1,7 bilhão de usuários ativos em todo o mundo, sendo que 100 milhões deles são brasileiros. Todo esse potencial de visibilidade está ao alcance da sua loja de materiais de construção.
Entretanto, para ter bons resultados nessa rede social, você precisa acertar em alguns pontos bem importantes. Para ajudar você nisso, eles estão destacados a seguir:
O próprio Facebook conta com um tutorial que acompanha você durante todo o processo da criação da sua página. Basta acessar a seção de páginas e clicar no botão para criar a sua. A partir desse ponto, você deve determinar o nome dela e classificá-la no tipo correto.
Por que esse passo é importante? Porque ao classificar a página da sua loja de material de construção no Facebook como um estabelecimento, você passa a contar com diversos recursos que as demais não possuem. Um deles é poder inserir o endereço, que aparece ilustrado em um mapa. Há também espaço para telefone de contato, e-mail e site.
Lembre-se de implementar a sua identidade visual adequadamente. Isso significa usar seu logo como avatar e aproveitar a capa para uma comunicação mais aprofundada. Os seus posts precisam seguir um padrão próprio, levando em conta o seu público e posicionamento.
Como interligar a sua loja de material de construção com o Facebook?
Hoje em dia, as pessoas passam cada vez mais tempo no Facebook. Conversam por meio dele, assistem vídeos, marcam compromissos e até fazem compras. Isso é uma oportunidade ótima para a sua loja de materiais de construção conquistar mais clientes.
O Facebook possui o recurso Loja. Ele permite incluir uma aba especial à sua página na qual você insere seus produtos e possibilita ao seu público comprá-los diretamente por lá. Para instalar essa aba, basta acessar as configurações da sua página e adicionar essa guia. Depois, é necessário cadastrar os seus materiais com todas as informações importantes.
Para seus clientes, a principal vantagem é que não precisam passar muito tempo preenchendo cadastros. É só clicar e comprar, com velocidade e comodidade. Afinal, o Facebook já possui boa parte dos dados que necessita para enviar o produto.
Ferramentas
E para a organização disso tudo, selecionamos algumas ferramentas da internet que irão te ajudar caso não tenha uma agência para te auxiliar na organização e criação desses conteúdos.
Automação de Alertas e Mensagens
Mention e Google Alert (alertas no seu e-mail sobre um tema ou palavra-chave)
Buffer (agendamento de posts)
Edgar (automatização de Social Media)
Monitoramento e Inteligência de Dados
SimilarWeb (Páginas semelhantes e analise)
DataNyze (Dados de empresas)
ClearBit (Dados de empresas)
ElTracker (Analise de rastreamento no Analytics)
Conteúdo
Canva (criação de imagens para posts e anúncios)
Trakto (Criação de materiais de marketing digital, feita no Brasil)
Spark (criação de imagens para post e anúncios da Adobe)
Easel.ly e Piktochart (criação de infográficos)
Bitly (encurtador de links)
GoAnimate (criar animações)
ADS - Anúncios
AdExpresso (ferramenta de gerenciamento de anúncios e testes A/B no Facebook)
RevMob (anúncios em App e Web Mobile, cadastre-se para fazer uma campanha)
Automate Ads e AdStage (ferramenta de gerenciamento de anúncios)
Moat e WhatRunsWhere (veja o banner do seu concorrente)
Agora você já conta com a sua estrutura montada e pode começar a aproveitar os benefícios da visibilidade das redes sociais para a sua loja de material de construção. Publique conteúdo interessante, como dicas de reformas, produtos em destaque e informações valiosas para quem os utiliza.
Ao mesmo tempo, implemente campanhas que busquem atrair cada vez mais gente para a sua loja de material de construção. Ofereça cupons de desconto e divulgue promoções. Nenhuma página no Facebook pode ficar parada, então mantenha-a sempre atualizada.
Já é de conhecimento de todos que usar o Facebook como ferramenta de negócios é uma excelente estratégia para converter as vendas do seu empreendimento. Com essa ferramenta, o consumidor pode se manter atualizado sobre seus produtos e conhecer ainda mais a marca.
Agora, vamos dar algumas dicas sobre como aumentar as suas vendas com o Facebook!
É muito importante que você conheça o perfil das pessoas que podem ser consideradas consumidoras da sua marca. Isso não diz respeito apenas às informações básicas! Você precisa conhecê-las por completo, pois apenas assim vai conseguir ajudá-las a resolver seus problemas.
Além disso, não esqueça de definir também quem é o público que deseja atingir. Fazendo pesquisas, ter acesso a essas informações é muito mais fácil hoje, com a Internet e com as redes sociais. Depois que alguém curte sua página, você consegue obter dados comportamentais e demográficos de cada seguidor.
A aproximação com o cliente é crucial para gerar confiança e, consequentemente, converter e vender pelo Facebook.
Promova conversas para que seus fãs discutam abertamente os produtos que você comercializa e ofereça descontos para quem publicar comentários sobre o que compraram. Todo mundo sabe que ouvir opiniões de amigos sobre um produto ou serviço ajuda muito na decisão de compra. Não perca essa oportunidade!
Além de oferecer diversos relatórios estatísticos para que você saiba quem está comprando, quem está comentando, qual o nível de engajamento dos seus clientes etc., o Facebook ainda oferece a possibilidade de fazer propaganda paga.
Trata-se do Facebook Ads, ferramenta com a qual você pode criar campanhas altamente segmentadas para os usuários da rede. Ainda é possível escolher o quanto deseja investir com a publicidade conforme o budget disponível e os objetivos da campanha, já que a ferramenta possui diversos formatos de anúncios.
Para gerir uma rede social de forma profissional e ainda vender por meio dela, você vai precisar investir boa parte do seu tempo todos os dias. Se essa for uma tarefa impossível, a dica é contratar uma agência que trabalhe com marketing digital para ficar responsável pela demanda.
Postar novidades e informações relevantes ao consumidor, manter o estoque atualizado — fisicamente e nas plataformas —, escrever descrições criativas e manter o preço competitivo e atualizado sempre que algo for mudado são pontos básicos a serem feitos.
Além disso, com o acompanhamento das métricas, vai ser possível otimizar as campanhas sem despender mais verba do que o previsto. Por isso, contar com profissionais especializados pode parecer um gasto a mais à princípio, mas é definitivamente a melhor forma de poupar dinheiro.
Nunca deixe de acompanhar e investigar todos os passos que seus concorrentes estão dando dentro dos canais online. Assim, você vai ter conhecimento sobre o que funciona ou não funcionou para eles, para que possa aplicar da melhor forma possível à sua marca.
Analise quantos e sobre o que são os posts que eles publicam diariamente e quais atingem mais pessoas. Não deixe de ficar de olho também em um ponto bastante importante: o horário de maior interação entre eles e os consumidores.
A métrica é uma forma de avaliar ou medir o desempenho da sua empresa na internet — o número de fãs da sua página, por exemplo, é uma métrica. As principais métricas que devem ser acompanhadas para medir o nível de sucesso do seu negócio no Facebook são:
evolução no número de fãs;
alcance;
envolvimento com a publicação;
taxa de envolvimento;
engajamento de ação.
De nada adianta querer promover sua marca se você não avalia seus resultados. Isso não faz sentido, pois deixa você sem saber para qual caminho está seguindo.
Viu só? Criar uma página no Facebook vai ajudá-lo a atrair mais clientes para loja de material de construção, além de reforçar a imagem e a reputação da empresa. Seguindo nossas dicas, essa rede social pode tornar-se um espaço incrível para a conexão entre negócio e consumidor.
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