Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes para aprimorar ainda mais a sua experiência em nosso site. Consulte nossa Política de Privacidade para obter mais informações. Ao usar nosso site, você concorda com o uso de cookies.

Como o controle de estoque e vendas afeta a sua loja

 

Ao contrário do que muitos empreendedores pensam, o estoque não deve ser um setor isolado dos demais. Na realidade é fundamental que ele esteja integrado com todos os outros departamentos da empresa.

Quem entender que um controle de estoque e vendas é essencial não apenas pela organização física do ambiente, mas acima de tudo, pela forma estratégica com que isso gera resultados, certamente colherá muitos benefícios no futuro.

Pensando em lhe auxiliar, trouxemos dicas importantes sobre controle de estoque e vendas para fomentar seu negócio! Continue a leitura!

 

Como a falta de controle do estoque pode ser prejudicial?

Você já pensou como seria constrangedor anunciar um produto e não ter para entregar ao cliente? Certamente, isso poderia causa uma situação muito embaraçosa além de uma perda de oportunidade. Essa é uma consequência direta da falta de controle do estoque.

Consequentemente, essa situação pode manchar a reputação da marca. Isso porque um cliente insatisfeito não indicará seus produtos para outros consumidores e você perderá uma ótima forma de fazer propaganda da sua loja. Dessa forma, isso reduzirá suas vendas e prejudicará consideravelmente sua lucratividade.

Contudo, essa não é a única consequência causada pela falta de controle. Muitas vezes, o empreendedor realiza novos pedidos de compras sem saber ao certo a quantidade que possui de mercadoria na empresa e se existe a real necessidade de novos pedidos. Comprar sem saber qual realmente é a necessidade da empresa pode ser um grave erro pois a empresa pode estar comprando produtos que já estão estocados.

Dessa forma, seu capital de giro pode estar sendo comprometido de forma equivocada. Isso porque além de aumentar o tempo que os produtos permanecem estocados e com isso gerar custo de manutenção de estoque, produto parado significa dinheiro estagnado.

Um terceiro ponto de prejuízo sobre a questão é a validade dos produtos ou a oportunidade de vendas de acordo com a sazonalidade. Produtos que apenas vendem em determinadas temporadas, por exemplo, podem perder a validade, pois dificilmente serão comercializados em outros momentos.

Em suma, então, esse excesso de mercadoria pode obrigar o empresário a fazer promoções repentinas sem um estudo prévio dos custos, diminuindo consideravelmente sua margem de lucro e prejudicando a saúde financeira da marca.

 

Como organizar o controle de estoque?

O primeiro passo para um controle de estoque e vendas é trabalhar com o mínimo e saber exatamente o momento no qual você precisa realizar novos pedidos, considerando obviamente sua demanda e os prazos de entregas. Desse modo você não ficará sem determinando item e não acumulará prejuízos.

Em contraponto, entender qual é o seu ponto de corte para cada produto é determinante. Com a prática, você evita o acúmulo de produtos parados. Porém, isso só se torna viável a partir da organização física do ambiente. Para isso:

  • comece pelos itens de menor tamanho;

  • ordene por categorias e tamanhos em prateleiras de fácil acesso;

  • arrume os produtos que ocupam mais espaço.

No entanto, todas essas tarefas serão em vão se você não realizar o inventário dos itens. Apenas depois desse processo será possível saber exatamente quantas peças têm e como pode planejar-se estrategicamente para obter uma boa rotatividade do estoque.

Com essas informações em mãos você terá embasamento para realizar negociações com fornecedores, não sendo refém de prazos. Com isso, fica mais fácil conseguir prazos mais extensos de pagamentos ou descontos em compras à vista. Além de obviamente garantir que seu cliente encontre em sua empresa o produto que procura.

 

Como a tecnologia pode auxiliar nesse controle?

Praticamente todas as empresas necessitam dos recursos que a informática disponibiliza. Saber utilizar essas tecnologias aumenta os resultados tanto em relação à produtividade como com o gerenciamento das operações.

Hoje, os softwares conseguem reduzir o número de erros, uma vez há integração das informações. Por exemplo: quando uma mercadoria é vendida, automaticamente é baixada do estoque, sem que haja a necessidade de recontar os itens novamente.

Além disso, a informatização aumenta a seguridade das informações, visto que esses dados são armazenados em cópias de segurança ou na nuvem.

Agora que você sabe o impacto que o controle de estoque e vendas pode causar na sua empresa, baixe o guia completo para administrar uma loja de construção!

 

Postado em 20/09/2018 09:00:00
MAIS POSTS
Lançamos a Goma Ferragens, uma linha completa de materiais para sua obra!
Pensando nas necessidades de produtos e oferecer uma linha completa, lançamos a Goma Ferragens, são materiais essenciais para sua obra! Ofertando materiais projetados e fabricados para atender da melhor maneira, entregando estética, funcionalidade e produtos exclusivos. A Linha Goma Ferragens vem chegando com vários modelos de dobradiças, puxadores, trincos e muito mais. Confira a lista completa a seguir: ➡️ Trena, indicada para medir com precisão. Tornando uma ferramenta essencial para projetos de construção e trabalhos de artesanato. ➡️ Dobradiças - Niquelada, é indicada para uso em móveis, portas e janelas. - Artesanato, utilizadas em caixas, baús, MDFs e madeira em geral. - Colonial, indicada para uso em portas de madeira. - Aço Galvanizado, para uso em móveis, portas, janelas e caixas (madeira e MDFs). - Pivotante. - Ferro Vai e Vem. - Palmela de Aço Colonial e Aço Niquelado. - Para Portão Chumbar. - Para Portão Parafusar. - Leme, para portões de madeira, ela possui uma espécie de alavanca que possibilita a abertura e fechamento da estrutura. - Inox, indicados para batentes de madeira ou metálicos e portas sem rebaixo. ➡️ Fechos Especiais e Ganchos de Rede ➡️Número de Apartamento e Residencial ➡️ Porta cadeado e Prendedor de Porta O porta cadeado é comumente utilizado em portas e portões, impedindo a abertura forçada! Já o prendedor é para manter portas abertas sem encostar na parede. ➡️ Punho e Puxadores Para janelas de correr com fecho embutido que mantém as janelas fechadas e seguras. O kit de punhos acompanha todos os parafusos necessários para instalação. ➡️ Rodízio Janela, utilizados para rolamento sobre os trilhos das janelas. ➡️ Rodízio transparente em gel facilita a movimentação de móveis de forma eficiente e eficaz. ➡️ Tarjetas são utilizadas para travamento de portas, portões, janelas e etc. ➡️ Trincos que podem ser utilizados em portões, portas e janelas. Acompanhando parafusos e permitindo uso de cadeado. - Trinco Bico Virado - Trinco Fio Redondo Leve - Trinco Fio Redondo Aço Galvanizado - Trinco Universal - Trinco para Portão ➡️ Visor Para porta, utilizados para rolamento sobre os trilhos das janelas Sempre inovando para entregar o melhor! Para mais informações entre em contato com nossa equipe!

LEIA MAIS
Parafuso: Tudo o que você precisa saber antes de escolher o seu!
Inicialmente, existem diversos tipos de parafuso e ele é usado como elemento de fixação na junção de duas peças. O parafuso tem aplicações específicas em cada um dos seus tipos. Vamos conhecer melhor. ➡️ Tipos de cabeça parafuso: A cabeça é decisiva no momento da aplicação e é uma das partes mais importantes. Assim, ela tem o papel de dar apoio à união de peças. Ela também determina qual chave vai ser utilizada no momento da fixação. Uma curiosidade é que também existem os parafusos sem cabeça, que são usados em aplicações onde o espaço é limitado. ➡️ TIPOS DE ROSCA DE PARAFUSO: Primeiro teremos que dividir os parafusos com roscas em dois grupos: • Rosca Máquina: o termo é usado por conta de uma norma americana. Dessa forma, tem rosca máquina todo parafuso que precisa de uma porca ou contra peça roscada para realizar a fixação. • Rosca Soberba: é o oposto da rosca máquina. Ao contrário, esse tipo de rosca não precisa de outro elemento para se fixar. Ou seja, o próprio parafuso faz a rosca se fixar. Precisando apenas de um furo. ➡️ Padrão de medida: No Brasil é um país que trabalha com padrões diferentes de medida: milímetros e polegadas. Logo, existem as especificações dos padrões de rosca. Em suma, em polegadas temos os padrões americano e inglês:   • UNC: padrão americano de rosca grossa. • UNF: padrão americano de rosca fina. • BSW: de padrão inglês, é muito similar a UNC, porém, sempre feita com frações de polegada. Em contrapartida, a unidade métrica tem como padrão o alemão, sendo esses: • MA: rosca métrica com passo normal. • MB: rosca métrica com passo fino. Essa tem um passo menor do que o normal. ➡️ Tipos de material: o material é um dos principais pontos de escolha por ser a base de tudo. Ainda assim, existem diversos parafusos e afins com materiais definidos por norma com aplicações específicas. Os mais comuns são: • Aço Baixo Carbono ou Ferro • Latão • Aço Inoxidável ou Inox • Aço Liga ➡️ Tipos de acabamento: Eles existem por motivos de: estética ou proteção contra corrosão. Logo, fazem com que sua resistência do fixador aumente. Polido: quando o parafuso não tem nenhum tipo de acabamento. Zincado: branco; preto; trivalente branco; trivalente amarelo; niquelado. Bi cromatizado Organometálico Oxidado: comum em parafusos de aço liga. Enegrecido Cadmiado Fosfato   Galvanizado a Fogo: também conhecido como Zincado a Fogo. Agora na hora de escolher seu parafuso, não tenha mais dúvidas! Aqui na Goma você encontra uma variedade de parafusos e da melhor qualidade!

LEIA MAIS

Contato

Rua Euclides Francisco Peixoto, 1700. Bairro: Santa Luzia | Tijucas - SC | 88200-000
(48) 3263-5156
[email protected]
07.836.202/0001-17

Formas de pagamento

certificados de segurança

Top