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Confira 4 técnicas de atendimento ao cliente para o varejo

 

 

As primeiras coisas que vêm à mente quando se pensa na escolha do cliente são o preço e qualidade dos produtos que ele deseja adquirir. Porém, focar somente nessas variáveis pode ser um grande erro para o comércio varejista.

A qualidade do atendimento ao cliente é um fator muito importante para todo negócio, pois ele define a escolha do consumidor entre a sua loja e a concorrência. Em um ambiente concorrido como o comércio varejista, um bom atendimento atrai e fideliza clientes. Veja neste post algumas técnicas de atendimento ao cliente no varejo.

 

1. Trate bem todos os clientes

O primeiro ponto a ser colocado em prática: atenda bem todos os clientes. Nunca deixe que suas ideologias — ou até mesmo preconceitos — atrapalhem seu negócio.

Como um bom varejista, você deve considerar todas as pessoas que visitam sua loja como clientes em potencial. E uma coisa é certa: qualquer consumidor gosta de ser bem tratado.

Seja receptivo com todos. Dê as boas-vindas e pergunte o nome, assim você deixará as pessoas mais à vontade. E mesmo que alguém não realize nenhuma compra, seja educado também na despedida. Ele pode retornar ao seu estabelecimento no futuro.

 

2. Entenda as necessidades de seus clientes

Ser capaz de entender o que seu cliente precisa também é vital para a concretização do negócio. Para diversos ramos do varejo, o consumidor pode não estar muito familiarizado com aquilo que ele precisa comprar.

Por exemplo, nem todos que vão a uma loja de material de construção têm conhecimento específico dos produtos que necessita. O lojista, com o conhecimento técnico dos produtos que comercializa, facilita a vida do cliente ao indicar aquilo que de fato suprirá suas necessidades.

É possível, inclusive, indicar produtos complementares. Se um alguém foi comprar cimento, provavelmente também precisará de areia. Assim você poderá aumentar suas vendas!

 

3. Tenha controle de voz

É muito importante controlar o seu tom de voz. Ao falar muito alto, o cliente pode entender que você está sendo ríspido. Isso pode gerar atrito entre vocês, dificultando a concretização do negócio.

Por outro lado, um tom de voz mais controlado transmite uma boa impressão ao cliente. Assim, ele fica mais confortável durante a negociação.

Se, por algum motivo, o cliente levantar a voz contra você, não revide. Ao contrário, fale pausadamente e em um tom mais baixo. Isso transparecerá calma e ajudará a apaziguar os ânimos.

 

4. Saiba quando desistir

Antes de desistir, é preciso saber ouvir. O cliente possui uma reclamação? Ouça-o. Não o interrompa e nunca discuta com ele. Mesmo que você saiba que ele está enganado, deixe-o falar. Escutando o que ele tem a dizer, você saberá quais medidas tomar.

O cliente persiste na reclamação? Talvez seja hora de desistir. Quanto mais a conversa se alongar, maior a chance de isso lhe render uma dor de cabeça no futuro, pois um cliente insatisfeito pode promover negativamente o seu negócio.

A melhor saída, nesses casos, é ceder e favorecer o consumidor insatisfeito. Logo, você poderá voltar sua atenção aos demais clientes de seu estabelecimento. Além disso, essas situações servirão de aprendizado e você poderá investir na melhoria dos pontos que geraram a reclamação.

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Postado em 18/05/2018 09:00:00
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