Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes para aprimorar ainda mais a sua experiência em nosso site. Consulte nossa Política de Privacidade para obter mais informações. Ao usar nosso site, você concorda com o uso de cookies.

Saiba como fazer fluxo de caixa no varejo e controlar suas contas

 

Ter a sua própria empresa é a realização de um sonho e cuidar do seu próprio negócio é um desafio que exige certos cuidados.

Neste post você vai entender como fazer fluxo de caixa, como esta ferramenta poderá lhe ajudar na sua rotina, organizando suas finanças e permitindo um maior controle do seu dinheiro.

Além disso, você irá compreender os passos necessários, cuidados e vantagens que o fluxo de caixa no varejo pode trazer para o seu negócio e como usufruir de todos estes benefícios. Vamos lá?

 

 

Conheça o fluxo de caixa

Para começo de conversa, é necessário que se saiba o que é o fluxo de caixa. A ferramenta financeira, apesar do nome, deve contar não só com os valores em dinheiro, ou seja, o caixa da sua empresa, mas também aqueles que estão nas contas correntes e aplicações de curto prazo, já que estes também são facilmente conversíveis em dinheiro.

Além disso, o fluxo de caixa também é formado por entradas e saídas. As entradas, em sua grande maioria, são relacionadas com recebimentos de clientes e outros valores recebidos. Já as saídas têm ligação com pagamentos relativos a compras, funcionários, impostos e outros valores da atividade de seu negócio.

 

 

Ponha em prática o fluxo de caixa

Para colocar em prática o fluxo de caixa você precisa de uma planilha ou um software de gestão que mais seja adequado às necessidades do seu negócio. Após essa decisão, é preciso definir uma data de corte. A partir desse momento, é preciso separar os saldos de todas as contas que representam recursos financeiros de sua empresa e registrar tudo.

Na sequência, você deverá confrontá-los com o valor das entradas e subtrair o valor das saídas. Com esse processo, no final do período, pode ser o final de um dia, por exemplo, será obtido o fluxo de caixa, ou seja, o valor disponível para utilização de acordo com suas necessidades.

 

 

 

Tenha alguns cuidados

Registre toda a movimentação, independentemente do seu valor. Adicionalmente, é preciso detalhar o máximo possível todos os registros, para que auxiliem no caso de dúvidas e depois na categorização das entradas e saídas. Esse procedimento é a evidenciação de informações claras e precisas nos históricos das operações realizadas.

Outro cuidado essencial é que o fluxo de caixa seja alimentado diariamente, refletindo como estão as finanças em tempo real. Também é preciso cuidado especial com os cheques pré-datados, tanto que forem recebidos ou repassados a terceiros. Estes valores só devem ser considerados quando forem efetivamente descontados.

 

 

Utilize todas as vantagens do fluxo de caixa

O fluxo de caixa no varejo auxilia na organização do seu negócio e também permite decisões de caráter gerencial e estratégico.

Com ele é possível separar as entradas e saídas por tipo e entender o comportamento das receitas e dos gastos, permitindo baixar, cortar ou substituir alguns deles ou buscar novos clientes.

Outra possibilidade é fazer projeções para o futuro, utilizando o fluxo de caixa projetado, que irá auxiliar a sua empresa a fazer uma reserva para o futuro. Isto permite, por exemplo, que ela enfrente, sem dificuldades financeiras, aqueles períodos de menor procura ou baixa nas vendas.

Neste post você entendeu como fazer fluxo de caixa sua importância para o varejo. Você também compreendeu alguns dos cuidados e vantagens que a ferramenta trará para a sua gestão e o diferencial que pode trazer para o seu negócio.

 

Assine nossa newsletter e fique por dentro deste e outros assuntos que ajudarão na gestão do seu negócio!

Postado em 20/06/2017 00:00:00
MAIS POSTS
Lançamos a Goma Ferragens, uma linha completa de materiais para sua obra!
Pensando nas necessidades de produtos e oferecer uma linha completa, lançamos a Goma Ferragens, são materiais essenciais para sua obra! Ofertando materiais projetados e fabricados para atender da melhor maneira, entregando estética, funcionalidade e produtos exclusivos. A Linha Goma Ferragens vem chegando com vários modelos de dobradiças, puxadores, trincos e muito mais. Confira a lista completa a seguir: ➡️ Trena, indicada para medir com precisão. Tornando uma ferramenta essencial para projetos de construção e trabalhos de artesanato. ➡️ Dobradiças - Niquelada, é indicada para uso em móveis, portas e janelas. - Artesanato, utilizadas em caixas, baús, MDFs e madeira em geral. - Colonial, indicada para uso em portas de madeira. - Aço Galvanizado, para uso em móveis, portas, janelas e caixas (madeira e MDFs). - Pivotante. - Ferro Vai e Vem. - Palmela de Aço Colonial e Aço Niquelado. - Para Portão Chumbar. - Para Portão Parafusar. - Leme, para portões de madeira, ela possui uma espécie de alavanca que possibilita a abertura e fechamento da estrutura. - Inox, indicados para batentes de madeira ou metálicos e portas sem rebaixo. ➡️ Fechos Especiais e Ganchos de Rede ➡️Número de Apartamento e Residencial ➡️ Porta cadeado e Prendedor de Porta O porta cadeado é comumente utilizado em portas e portões, impedindo a abertura forçada! Já o prendedor é para manter portas abertas sem encostar na parede. ➡️ Punho e Puxadores Para janelas de correr com fecho embutido que mantém as janelas fechadas e seguras. O kit de punhos acompanha todos os parafusos necessários para instalação. ➡️ Rodízio Janela, utilizados para rolamento sobre os trilhos das janelas. ➡️ Rodízio transparente em gel facilita a movimentação de móveis de forma eficiente e eficaz. ➡️ Tarjetas são utilizadas para travamento de portas, portões, janelas e etc. ➡️ Trincos que podem ser utilizados em portões, portas e janelas. Acompanhando parafusos e permitindo uso de cadeado. - Trinco Bico Virado - Trinco Fio Redondo Leve - Trinco Fio Redondo Aço Galvanizado - Trinco Universal - Trinco para Portão ➡️ Visor Para porta, utilizados para rolamento sobre os trilhos das janelas Sempre inovando para entregar o melhor! Para mais informações entre em contato com nossa equipe!

LEIA MAIS
Parafuso: Tudo o que você precisa saber antes de escolher o seu!
Inicialmente, existem diversos tipos de parafuso e ele é usado como elemento de fixação na junção de duas peças. O parafuso tem aplicações específicas em cada um dos seus tipos. Vamos conhecer melhor. ➡️ Tipos de cabeça parafuso: A cabeça é decisiva no momento da aplicação e é uma das partes mais importantes. Assim, ela tem o papel de dar apoio à união de peças. Ela também determina qual chave vai ser utilizada no momento da fixação. Uma curiosidade é que também existem os parafusos sem cabeça, que são usados em aplicações onde o espaço é limitado. ➡️ TIPOS DE ROSCA DE PARAFUSO: Primeiro teremos que dividir os parafusos com roscas em dois grupos: • Rosca Máquina: o termo é usado por conta de uma norma americana. Dessa forma, tem rosca máquina todo parafuso que precisa de uma porca ou contra peça roscada para realizar a fixação. • Rosca Soberba: é o oposto da rosca máquina. Ao contrário, esse tipo de rosca não precisa de outro elemento para se fixar. Ou seja, o próprio parafuso faz a rosca se fixar. Precisando apenas de um furo. ➡️ Padrão de medida: No Brasil é um país que trabalha com padrões diferentes de medida: milímetros e polegadas. Logo, existem as especificações dos padrões de rosca. Em suma, em polegadas temos os padrões americano e inglês:   • UNC: padrão americano de rosca grossa. • UNF: padrão americano de rosca fina. • BSW: de padrão inglês, é muito similar a UNC, porém, sempre feita com frações de polegada. Em contrapartida, a unidade métrica tem como padrão o alemão, sendo esses: • MA: rosca métrica com passo normal. • MB: rosca métrica com passo fino. Essa tem um passo menor do que o normal. ➡️ Tipos de material: o material é um dos principais pontos de escolha por ser a base de tudo. Ainda assim, existem diversos parafusos e afins com materiais definidos por norma com aplicações específicas. Os mais comuns são: • Aço Baixo Carbono ou Ferro • Latão • Aço Inoxidável ou Inox • Aço Liga ➡️ Tipos de acabamento: Eles existem por motivos de: estética ou proteção contra corrosão. Logo, fazem com que sua resistência do fixador aumente. Polido: quando o parafuso não tem nenhum tipo de acabamento. Zincado: branco; preto; trivalente branco; trivalente amarelo; niquelado. Bi cromatizado Organometálico Oxidado: comum em parafusos de aço liga. Enegrecido Cadmiado Fosfato   Galvanizado a Fogo: também conhecido como Zincado a Fogo. Agora na hora de escolher seu parafuso, não tenha mais dúvidas! Aqui na Goma você encontra uma variedade de parafusos e da melhor qualidade!

LEIA MAIS

Contato

Rua Euclides Francisco Peixoto, 1700. Bairro: Santa Luzia | Tijucas - SC | 88200-000
(48) 3263-5156
[email protected]
07.836.202/0001-17

Formas de pagamento

certificados de segurança

Top