Além de manter a loja de materiais para construção sempre arrumada e dispor de um bom mix de produtos, para fazer que um cliente retorne a sua loja e a indique para outras pessoas, o atendimento deve ser eficiente e cordial.
Para aprimorar o atendimento de sua loja e conquistar de vez seus clientes, é necessário entender realmente o que é este processo, quais etapas estão presentes nele e como podem ser executadas para que o atendimento chega ao ponto desejado, que é onde o cliente efetua a compra do produto.
Conheça quais etapas estão presentes no processo de atendimento ao cliente
1- Primeiro contato: é quando o cliente entra em sua loja de materiais para construção. Desde o princípio, ele deve ser recebido de maneira educada e eficiente. Caso não for possível que ele seja atendido prontamente, peça para que ele aguarde. Nunca deixe um cliente “largado” em um canto, ele pode ir embora e você perderá uma venda.
2- Entender qual a necessidade do cliente: aqui é necessário ouvir atentamente o cliente, sem interrupções de qualquer tipo, para entender qual a sua necessidade e oferecer o produto que trará a melhor solução. Deste modo, você irá diretamente no produto certo, o que irá agilizar o atendimento e demonstrará ao cliente que você realmente estava focado nele.
3- Apresentar uma solução: aqui será mostrado o produto e como ele irá suprir as necessidades daquele cliente. Esta etapa requer muita paciência, já que muitos clientes não possuem o mesmo conhecimento de quem está atendendo.
4- Conclusão: com o produto escolhido, o consumidor irá efetuar a compra. Não se esqueça de manter o bom nível de atendimento até o último momento, pois, está é uma etapa importante para que este processo da primeira compra seja o começo de um relacionamento duradouro.
Vale ressaltar que, na prática, estas etapas não irão acontecer de maneira tão ordenada, mas elas podem ser adaptadas para o dia-a-dia de cada negócio. Outro ponto importante, lidar com público é imprevisível, por isso, o colaborador que possui a função de atendimento direto aos clientes, precisa ter muito “jogo de cintura” para lidar com situações adversas.
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