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10 dicas essenciais para o sucesso do seu negócio
  Olá, tudo bem?   Sempre pensando em nossos clientes e no sucesso dos seus negócios, elaboramos um material rico com base em textos do blog da Goma e do blog do Sebrae compartilhando 10 dicas essenciais para o sucesso do seu negócio. Confira abaixo o material que preparamos e coloque ele em prática na sua loja de material de construção:   1. Posicionamento de Mercado Defina bem qual é o público-alvo do seu negócio, desenvolva pesquisas de mercado e implemente estratégias de preço e promoções exclusivas para os seus clientes, de acordo com o perfil deles, sempre tentando cativá-los para a sua loja.   2. Gestão de Produtos Elabore um mix de produtos ideal para suprir as necessidades de seus clientes, mantenha os produtos sempre dispostos por categorias e de maior saída, utilize a linguagem típica dos produtos vendidos para atrair os consumidores, analise as necessidades dos mesmos e faça um controle rígido do estoque de mercadorias.   3. Controles Financeiros Mantenha um registro no computador ou em uma caderneta do fluxo financeiro da loja, organize/planeje os investimentos futuros necessários para aprimorar os resultados do negócio e crie estratégias para melhorar a segurança da loja.   4. Comodidade Ofereça sempre aos clientes diferenciais exclusivos; como o acesso à loja sem complicações, acessibilidade aos cadeirantes, estacionamento privativo e boa localização, além de facilidades de pagamento - cheque, cartão de crédito, carnê -, compras online e possibilidade de entrega dos materiais em locais escolhidos pelos clientes por conta da loja.   5. Parcerias Saiba sempre como escolher os fornecedores certos para o seu negócio e mantenha um bom relacionamento com eles, as empresas de produtos e serviços complementares que envolvem o círculo de relações do seu negócio, desenvolva parcerias com demonstrações de produtos de determinada marca e elabore campanhas de divulgação em conjunto.   6. Marketing de Relacionamento Conheça o perfil dos seus clientes, quais são as necessidades e as expectativas de compra deles, identifique uma persona com um perfil característico para o seu negócio, aproximando-se dela, e foque em uma estratégia de relacionamento que leve em conta os objetivos do negócio. Além disso busque descobrir o poder do marketing para o seu negócio.   7. Gestão de Processos Invista na melhoria dos processos de compra e venda da loja com cursos, programas específicos e mantenha sempre ativo um controle dos indicadores do negócio, para conseguir atingir metas de redução de custos e de aumento de vendas, por exemplo.   8. Gestão de Estoque Mantenha um registro dos fornecedores e dos produtos disponíveis em estoque, controlando as baixas e a necessidade de novos materiais, por meio de um sistema informatizado.   9. Layout da loja Disponha os produtos por categorias. Os de maior fluxo de vendas sempre que possível devem ficar em pontos de maior circulação, para que o clientes possam visualizá-los com maior facilidade, levando-os assim a compra. A ideia é deixar a circulação pela loja o mais fluida possível e também ter uma estratégia de organização do PDV (ponto de venda) que fidelize os clientes.   10. Atendimento É de extrema importância promover continuamente os funcionários  com capacitações sobre os produtos e serviços oferecidos na loja e ensine a eles também novas estratégias de venda e de fidelização dos clientes. Com isso, é possível gerar vendas adicionais no processo de compra e também criar uma boa relação com os clientes, fazendo com que os mesmos retornem à loja quando precisarem de um material.   Gostou das dicas? Espero que elas tenham inspirado você! Coloco a disposição dois eBooks desenvolvido por nossa equipe; neles você encontrará ainda mais dicas para alavancar o seu negócio.   Guia Completo para administrar uma loja de construção   O Guia definitivo para aumentar suas vendas   Obrigada pela atenção  Até a próxima!     Referência: Blog Sebrae: Dez fatores de sucesso no varejo de materiais de construção  
Postado em 09/08/2018
Confira 8 estratégias de promoção para o mercado varejista!
Vender é a palavra de ordem em qualquer estabelecimento varejista, não é verdade? Não tem nada melhor para impulsionar as vendas do que utilizar uma boa estratégia de promoção. Elas têm o objetivo de incentivar a compra ao oferecer preços atrativos, criando, assim, um senso de oportunidade e urgência para aquela aquisição. Mas atenção! Enganar os consumidores com falsas promoções não deve fazer parte das estratégias comerciais de um estabelecimento. Aliás, um cliente jamais deve ser ludibriado — o foco precisa ser sua satisfação e entrega de produtos de qualidade. Como fazer isso? Existem técnicas de persuasão que ajudam a convencer o consumidor de que ele está de frente para uma oportunidade de compra imperdível. Entenda como aplicá-las.   1. Preços psicológicos Preços psicológicos são aqueles em que se reduz 1 centavo ou real do valor redondo. Em vez de vender, por exemplo, um produto a R$ 10,00, os preços psicológicos anunciam por R$ 9,99. Essa técnica funciona, pois o cérebro dos consumidores tende a analisar o número da esquerda para descobrir quanto a mercadoria custa. Quando alguém vê algo por R$ 9,99, por alguns segundos, acredita que o valor é 9 reais e não 10. Essa é uma técnica explorada amplamente por equipes de marketing que estudam os comportamentos do consumidor.   2. Ancoragem de preços Sempre que alguém percorre uma prateleira, é natural que compare os preços entre mercadorias de mesma categoria. Se o cliente não é fiel à determinada marca, é bem provável que opte pelo melhor custo-benefício, mas isso é bastante relativo. Um saco de cimento a R$ 20,00 pode parecer caro no primeiro momento, mas se for colocado ao lado de outro de marca superior e que custe R$ 35,00, certamente será escolhido como boa opção de custo-benefício. Essa técnica é muito utilizada em comércios quando se deseja impulsionar a venda de produtos que estejam fora dos períodos de sazonalidade.   3. Valor das parcelas Uma ótima estratégia para atrair o consumidor é anunciando, com mais destaque, o valor das parcelas em vez do preço cheio. Apesar de as pessoas saberem fazer contas, é o subconsciente o primeiro a ser fisgado — ele é atraído sempre por números pequenos. É mais fácil convencer o cliente a levar um produto que custe 10x de 99,90 do que outro que custe R$ 1.000,00, não é mesmo? Embora os preços sejam praticamente iguais, o subconsciente será atraído pelo preço parcelado. Mesmo com juros embutidos nas parcelas, as pessoas ainda se sentem mais confortáveis com esse tipo de anúncio por entenderem que aquele valor cabe dentro de seu orçamento mensal.   4. Contraste visual na estratégia de promoção Um dos segredos da atração é saber trabalhar também o visual merchandising. Vitrines, tamanhos e cores das fontes e disposição de produtos ajudam a transmitir mensagens com mais facilidade. É interessante também utilizar cores como o vermelho para os valores que você deseja passar como “caros” e verde para os “baratos”. Isso ajuda o subconsciente a entender a mensagem.   5. Promoções relâmpago As promoções relâmpagos acontecem, naturalmente, sem aviso prévio, e isso tende a gerar duas sensações importantes no cliente: a primeira é que ele nunca mais poderá ter a oportunidade de comprar o item em promoção pelo preço do dia; e a segunda é que acompanhar regularmente aquele estabelecimento pode lhe proporcionar outras chances de bons negócios. Clientes de uma loja de construção, principalmente aqueles que atuam no setor de maneira profissional, tendem a escolher alguns estabelecimentos para indicar para seus contratantes. Saber que uma loja está constantemente anunciando promoções é uma grande vantagem.   6. Ofertas exclusivas A exclusividade também é outra emoção interessante de ser explorada, pois é capaz de convencer alguns consumidores de que são especiais. Assim, é possível criar ofertas para clientes recorrentes ou de determinada classe profissional. Pequenos empreiteiros, engenheiros de obra e arquitetos podem ser o foco de uma promoção exclusiva, por exemplo. Além de se sentirem especiais, a tendência é que eles retornem ao estabelecimento regularmente para usufruir de tal privilégio.   7. Brindes de compra A intenção dos brindes não é só demonstrar gratidão pela escolha de consumir em sua loja, mas também estimular que o cliente realize sua compra da forma mais lucrativa para o negócio. Assim, se o cliente pretendia gastar R$100,00, mas descobre que, por mais R$50,00, ele ganha um brinde especial, seu senso de ter um ganho maior o leva a comprar mais.   8. Promoções em datas especiais Criar promoções em datas especiais também pode estimular vendas pelo envolvimento sentimental que elas causam. Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais e outras datas comerciais, quando bem exploradas na promoção, podem ser impulsionadoras comerciais até mesmo de mercados não diretamente ligados, como o da construção civil. Qual mãe não gostaria de sua casa reformada, por exemplo? Todas essas estratégias de promoção têm em comum o ingrediente emocional. Para eles, os gatilhos mentais são ótimas ferramentas.   O que são gatilhos mentais? O cérebro humano é programado para tomar decisões de duas maneiras: uma calculista e atenta; e a outra, automática e subconsciente. É nesse segundo grupo que a maioria das compras em um estabelecimento acontece e os gatilhos mentais podem interferir. Esse recurso estimula uma série de emoções e sensações, como urgência e exclusividade, já mencionadas nas estratégias acima. Veja alguns exemplos:   "Últimas unidades, garanta já a sua" Esse é o gatilho da escassez ou urgência — caso não compre naquele momento, o item anunciado pode ficar indisponível.   "Esse produto é testado e utilizado pelo arquiteto X" Associar um produto à autoridade e conhecimento de algum profissional ou celebridade também é um gatilho que transmite confiabilidade.   "Garanta seu kit de parafusos mais utilizados no mercado" Esse gatilho é chamado de prova social. Ele foca em fazer com que o cliente queira pertencer a um grupo diferenciado. Nesse caso, a ideia também reforça que seus membros são os melhores ou mais eficientes.   O interessante é que esse gatilho também é transmitido para terceiros. No caso de um pequeno empreiteiro, usar um produto que as melhores construtoras utilizam é uma forma de promover a qualidade de seus serviços.   Quando o consumidor compra algo por um preço que ele considera vantajoso, se envolve emocionalmente, sente menos culpa por gastar seu dinheiro com aquilo — esse é o principal objetivo das técnicas apresentadas neste post. Percebeu como é psicológico? Porém, mais do que atrair com uma estratégia de promoção, é preciso fidelizar. Então que tal conhecer algumas dicas sobre como fazer com que o cliente volte ao seu estabelecimento?  
Postado em 01/08/2018
Saiba como fazer promoção e gerar lucratividade nas vendas
  Boa parte dos lojistas e empresários acredita saber como fazer promoção de seus produtos, ficando muito orgulhosos e até aliviados quando todos os artigos anunciados com desconto são vendidos rapidamente. Mas será que os valores praticados eram adequados para a saúde financeira da loja? Os produtos recém-lançados ganharam o destaque planejado? Para que uma promoção tenha sucesso, é preciso criá-la com estratégia do início ao fim, afinal de contas, são ações comerciais que visam gerar mais vendas. Pensando nisso, criamos este post com algumas dicas para transformar as promoções de produtos em uma das ferramentas comerciais mais fortes para seu negócio. Acompanhe!   Determine o objetivo da promoção Existem várias razões para que um empresário realize uma promoção de seus itens. Estoque alto de produtos sazonais ou perecíveis, lançamento de novos artigos, atração de clientes ou fomento da fidelização dos mais antigos. Para cada uma delas, a estratégia será definida de maneira distinta. Novos produtos, por exemplo, não podem ser oferecidos com preços reduzidos, mas sim em ofertas associadas com outro item, por exemplo. Itens sazonais para climatização, por exemplo, podem ser ofertados com descontos no final do verão ou no início dos meses com climas mais amenos para girar o estoque.   Produtos mais rentáveis x vendáveis Outra forma de determinar o objetivo e alinhá-lo com a estratégia é classificar os itens como rentáveis — têm uma margem de lucro maior e usualmente são produtos de primeira linha — e vendáveis — percentual de ganho menor, mas que saem em maior volume e frequência. Se a ideia é atrair clientes, promover os itens vendáveis é mais eficiente. Mas colocar os produtos rentáveis em destaque pode ser mais interessante se o objetivo for fidelizar.   Defina regras e saiba como fazer promoção A definição de regras para os clientes usufruírem dos descontos é fundamental. O período de duração da promoção, quantidade máxima de itens por comprador, necessidade de cadastro e até forma de pagamento devem ser divulgadas claramente. Dessa forma, além de oferecer transparência na negociação com seus clientes, o lojista também pode calibrar a estratégia de promoção para aumentar seu caixa, capital de giro, ou aumentar sua base de informações sobre compradores recorrentes.   Garanta ganhos para a loja e seus consumidores Esse é o ponto de equilíbrio em que o desconto oferecido não afeta as contas da empresa, mas torna o preço final do produto atraente para os clientes. Ou seja, todos saem ganhando. Criar promoções que estimulem a aquisição dos produtos vendáveis em maior volume, por exemplo, é uma estratégia que ajuda a loja a renovar seu estoque e, ao mesmo tempo, traz ótima relação de custo-benefício para o comprador. Mas atenção: é preciso conhecer o perfil dos clientes. Em uma loja para reformas, tanto engenheiros responsáveis quanto os proprietários dos imóveis podem ser os compradores. Enquanto uma parte mantém seu foco nas informações técnicas, outra tende a escolher o que é mais vantajoso financeiramente.   Incentive o cross selling As promoções também podem ser utilizadas para incentivar a compra de itens que complementam o uso de determinados produtos. Essa é a estratégia chamada cross selling. Em uma loja de construção, por exemplo, é possível criar combos de kit de parafusos e porcas sextavadas ou, ainda, de vassouras e lixeiras residenciais.   Crie uma estratégia de divulgação eficiente Com todas as regras e objetivos definidos, a próxima etapa é a divulgação das ofertas. E mais uma vez conhecer o público-alvo é determinante para escolher qual abordagem e canais utilizar. A loja deve estar preparada e organizada com as informações necessárias. As redes sociais e publicidade local — como o jornal do bairro — podem ser utilizadas para a divulgação. Resumindo, para saber como fazer promoção é preciso definir seus objetivos, entender as necessidades dos clientes, criar suas regras e divulgar. Tudo isso, é claro, monitorando os resultados e fazendo ajustes para conseguir o máximo de lucratividade possível. Gostou das dicas? Quer ficar por dentro de todas as outras que compartilhamos? Siga nossa página do Facebook e assine nosso canal do Youtube para receber as atualizações.  
Postado em 27/07/2018
Entenda por que usar rede social no atendimento ao cliente no varejo
  Você saberia dizer qual é a importância das redes sociais para o atendimento ao cliente no varejo? Sabia que elas podem se tornar suas grandes aliadas no que se refere à comunicação com o público? Independentemente das suas respostas, preparamos este artigo para falar justamente sobre isso. Diante da marcante presença dessas mídias no dia a dia das pessoas, nada mais justo do que aproveitá-las como ferramentas de negócio. Tenha em mente que, se há pouco tempo o atendimento presencial, pelo telefone e por e-mail era suficiente, hoje a realidade é outra.  Nesse novo contexto, a utilização das redes sociais é uma obrigação. Por que? Bem, é exatamente isso que abordaremos a seguir, apresentando os motivos pelos quais elas devem ser usadas para o atendimento ao cliente no varejo. Aproveite! Velocidade na comunicação Começaremos, então, pela velocidade na comunicação. Por serem espaços "abertos" e de fácil acesso, as redes sociais permitem a interação com um grande número de pessoas ao mesmo tempo, de forma ágil, interativa e personalizada.  Isso pode acontecer de duas maneiras: pública e privada. Para ilustrar, imagine que você fez uma publicação no Facebook ou no Instagram referente à chegada de um novo produto à loja e que essa novidade despertou o interesse de muitas pessoas, seguidoras ou não. Naturalmente, parte dessas pessoas que se mostraram interessadas pedirá mais informações, fazendo isso nos comentários da própria postagem. Para atendê-las, você pode, portanto:  deixar as respostas logo abaixo das perguntas, ou seja, no campo público, no qual todos poderão visualizá-las; entrar em contato pelo messenger (Facebook) ou direct (Instagram) e responder as solicitações de modo particular. Exercício de criatividade e atração Outra razão pela qual as redes sociais devem ser usadas no atendimento ao cliente no varejo está relacionada com a criatividade e a atração do público. Nesse sentido, entenda que não há nenhum outro tipo de canal que permita uma comunicação tão abrangente quanto. Mais do que apenas atender, é possível acrescentar a esse serviço uma extensa variedade de "narrativas". Enquetes, comparação de produtos, dicas e avaliações de uso, enfim, tudo isso (e muito mais) pode ser utilizado para atrair os compradores. Maior interação com os consumidores  Não menos importante é a interação com os consumidores, que, certamente, será maior. Isso ocorre pelo simples fato de que as redes sociais possibilitam a disseminação de conteúdos, contribuindo, assim, para o engajamento do público com o seu negócio. No entanto, é preciso deixar claro que esse engajamento só será conquistado se você atender as dúvidas e/ou solicitações dos clientes, seja por mensagens diretas, seja respondendo nos comentários: isso deve ser feito o mais rapidamente possível.  Boas dicas para interagir nessas redes incluem: mostrar a rotina da loja; expor o feedback dos clientes; falar sobre a qualidade dos produtos, apresentando suas características; criar enquetes, premiações etc.   Essas ações, como resultado, geram uma maior confiança nos clientes e estimulam a fidelização. Facebook e Instagram são excelentes para esses tipos de conteúdo, principalmente quando são utilizados os recursos dos Stories. Por fim, cabe salientar que, sobre uma visão ampla e geral, a utilização dessas mídias terá um impacto positivo para as suas vendas e, consequentemente, para o crescimento da sua empresa. Portanto, se você ainda não as utiliza, comece agora mesmo! Esperamos que você tenha gostado deste artigo sobre a importância de usar as redes sociais no atendimento ao cliente no varejo. Se sim, deixe seu comentário no campo abaixo!  
Postado em 23/07/2018
5 dicas para melhorar a exposição de produtos no ponto de venda
    Empresas do setor varejista, em geral, esforçam-se todos os dias para aumentar as vendas e obter resultados que não somente garantam a sua sobrevivência no mercado, como também gerem crescimento para o negócio. Pensar como será feita a exposição de produtos no PDV (Ponto De Venda), criar anúncios e promoções visuais, por exemplo, são algumas de suas estratégias. Dentre elas, não poderíamos deixar de dar destaque à importância da organização do ponto de venda, afinal de contas, ele é o local de acesso do cliente ao produto e pode estimular ainda mais as compras. Por isso, neste post mostraremos algumas dicas úteis para melhorar a exposição de produtos no ponto de venda e otimizar os seus resultados! Confira. 1. Invista em uma ótima identidade visual Na hora de melhorar a exposição de produtos em sua loja, não poupe recursos. Placas, artigos de decoração, banners, cartazes e móbiles — use todo tipo de ferramenta necessária para criar uma boa identidade visual. Mas cuidado com o exagero, mantenha o bom senso estético. A ideia é criar um ambiente convidativo aos olhos do seu cliente, levando-o a não resistir e entrar no estabelecimento. Lembre que os elementos da identidade visual também podem ser úteis para guiar o consumidor dentro da loja, servindo como sinalizadores de áreas e produtos específicos.     2. Exponha os produtos de forma organizada Além de utilizar a criatividade em uma identidade visual atraente ao público, é importante saber expor as mercadorias de forma eficiente, categorizando os itens de maneira organizada: posicione os produtos priorizando a sua credibilidade no mercado e o fluxo de vendas; ocupe as prateleiras de cima a baixo com variações de modelos da mesma marca, criando uma visualização vertical; no caso de loja de material de construção, posicione os produtos estrategicamente para que fiquem próximos de outras peças e ferramentas relacionadas, estimulando o consumo de mais itens. Também é possível investir em linhas de produtos encartelados, pois sua embalagem favorece a organização em prateleiras. O visual fica harmônico e de fácil manipulação até mesmo para os clientes.     3. Priorize a iluminação Um ponto de venda mal iluminado ou com partes muito escuras tende a esconder os produtos e causar má impressão nos clientes. Consequentemente, reduz o fluxo de vendas e prejudica os resultados do negócio. Como mencionamos, o trunfo de uma empresa do setor varejista está em sua capacidade de mostrar as suas mercadorias ao público, tornando-as mais atrativas e conquistando novos consumidores. Uma ótima estratégia para melhorar a exposição de produtos em seu estabelecimento comercial é priorizando a iluminação: todo o ambiente físico da loja deve ser claro; foque as luzes nos produtos que deseja destacar ou nos itens que não atraem muitos clientes com facilidade, a fim de melhorar as vendas; cuidado para não distorcer as cores do produto e gerar decepções nos clientes após a aquisição.     4. Crie um ambiente convidativo A identidade visual de um ponto de venda é um recurso muito importante para atrair novos compradores para dentro da loja, entretanto, a atmosfera do ambiente em geral deve ser convidativa. Estamos nos referindo a todos os aspectos que são capazes não somente de atrair o cliente para entrar na loja, como também mantê-lo no interior pela maior quantidade de tempo possível: utilize tons de cores suaves; evite contrastes e sobrecarga de informações visuais, como excesso de placas e fachadas no interior do estabelecimento; faça com que a sua loja mantenha um aroma agradável para causar uma sensação de bem-estar imediata; controle a temperatura com ar-condicionado no verão e aquecedor no inverno; mantenha o ambiente sempre limpo, iluminado e organizado; cuidado com a escolha e o volume das músicas para não causar incômodo nos consumidores.     5. Destaque os itens em promoção Quem é que não adora uma promoção? Não é coincidência que o setor varejista utiliza a estratégia das promoções sempre que precisa alavancar os resultados de vendas ou evitar prejuízos, liquidando produtos parados no estoque. Portanto, não é preciso fazer muito, além de trabalhar na exposição de produtos quando existem promoções em seu ponto de venda. Se possível, posicione os itens em promoção nas gôndolas da frente e nas vitrines, utilizando todos os artifícios que foram citados nos tópicos anteriores. Trabalhe na iluminação do local e invista em uma identidade visual criativa. Dessa forma, você conseguirá expor ao público o melhor do seu produto! Profissionais de marketing dizem que tais estratégias têm o foco na experiência do cliente, ou seja, quanto mais satisfatória for sua visita na loja, maior será sua fidelidade e até mesmo volume de vendas. Com base nesse princípio, algumas lojas investem em pontos de conveniência, oferecem café aos seus consumidores e até usam música ambiente que estimule o consumo. E como tais estratégias beneficiam o negócio? Benefícios de melhorar a exposição de produtos no PDV Usando essas estratégias simples de exposição de produtos no ponto de venda, a loja consegue colher alguns benefícios para suas vendas. Os principais listamos a seguir. Aumento das vendas Colocar produtos que se complementam próximos uns dos outros ou posicionar itens de compra rápida e contínua, como kit de parafusos próximos aos caixas de pagamento de lojas de construção, estimula a compra por impulso e também ajuda o cliente ao lembrá-lo de itens de utilização recorrente. Fidelização de clientes Com uma organização funcional que favoreça o autosserviço, a loja conquista os clientes, que podem tomar suas decisões de compra sem o acompanhamento obrigatório de um vendedor. A compra se torna mais ágil, eles podem fazer suas próprias análises sobre o item e solicitar o apoio do vendedor apenas quando for necessário. Nesse ponto é preciso ressaltar a importância de ter uma variedade de itens para que o cliente possa encontrar tudo que precisa em um só local. Melhor gestão e controle de estoque Uma loja bem organizada não favorece apenas o processo de venda, mas também a gestão de estoque e reposição. Isso porque é mais fácil identificar o volume de itens nas gôndolas e prateleiras, e associar rapidamente seu reabastecimento com o estoque. Imagem do negócio Um ambiente bem iluminado, limpo e organizado também ajuda na construção da imagem de uma loja. Comparando um estabelecimento com o outro, clientes darão mais créditos àqueles que zelam pelo conforto e facilidade de sua compra. Nesse momento, também vale mencionar os vendedores devidamente identificados com uniformes, promoções bem claras e próximas dos produtos, além da colocação dos preços certos para cada item ofertado. Os clientes têm gostado cada vez mais de conduzirem individualmente suas compras para só depois buscarem apoio de vendedores, a imagem e organização favorecem essa experiência. Acondicionamento correto Uma correta exposição de produtos no PDV também garante que a validade dos produtos e suas condições sejam asseguradas. Itens como parafusos e pregos não podem ser dispostos em espaços úmidos e itens de plásticos, se expostos ao calor, podem rachar e ter sua durabilidade reduzida. Para criar uma adequada exposição de produtos no PDV é preciso considerar as necessidades dos clientes e o que estimula as vendas no estabelecimento. Além disso, trocar regularmente os itens nas gôndolas e prateleiras pode ajudar a empresa a encontrar seu layout perfeito. Gostou das dicas sobre como melhorar a exposição de produtos no ponto de venda? Então siga-nos no Facebook e no Youtube para acompanhar todos os nossos conteúdos!  
Postado em 10/07/2018
Alerta: 6 dicas para melhorar a segurança de loja
    Alguns estabelecimentos podem atrair mais interesse de ladrões por fazerem vendas de maior valor ou que recebam um volume grande de pagamentos em dinheiro. É o caso de algumas lojas de construção, por exemplo. Por isso, investir na segurança de loja é fundamental. Nesse quesito, entram diversos mecanismos de defesas, desde os sistemas eletrônicos para monitorar o estabelecimento com imagens de vídeo até a simples alteração do layout para que itens de maior valor estejam em locais de difícil acesso. Ou seja, é possível aumentar a segurança da sua loja com soluções simples e investimentos certos. Neste post, listamos 6 dicas com ótimos resultados. Veja!   1. Melhore o layout e a infraestrutura da loja A primeira dica não envolve grandes investimentos, mas é determinante para impedir pequenos furtos, pois, ao organizar prateleiras ou gôndolas de produtos de maneira espaçada e simples, é possível ter uma visão mais clara dos acontecimentos durante a rotina diária. Além de manter a área visível, usar embalagens que dificultam o manuseio e colocar itens de maior valor em compartimentos fechados ou no final da loja — onde sempre há um vendedor — também são ações importantes.   2. Invista em sistemas eletrônicos de segurança de loja Sistemas eletrônicos podem ser importantes para a segurança da loja aberta ou fechada. Depósitos de construção, por exemplo, muitas vezes, têm áreas externas para armazenamento de brita, areia e outros. Uma cerca elétrica é fundamental para impedir a entrada de ladrões fora do horário de funcionamento, assim como manter as luzes acesas para impedir que eles ajam sem que sejam percebidos. Quando a loja está aberta, sistemas antifurto e alarmes na porta podem garantir a segurança do estabelecimento e de seus itens.   3. Não guarde grandes volumes de dinheiro nas lojas Faça a contabilidade regularmente e deposite os valores recebidos em dinheiro o quanto antes. Estoques grandes de produtos de maior valor também podem ser distribuídos entre as filiais. Além disso, evite manusear grandes volumes de dinheiro ou pagar os funcionários no estabelecimento. Tais ações minimizam o impacto de um eventual roubo e também deixam a loja menos visada para os ladrões. 4. Identifique comportamentos incomuns É preciso manter-se alerta para comportamentos incomuns no perímetro da loja e dentro do local. Visitantes que estejam mais interessados na estrutura do que nos produtos devem ligar o alerta do proprietário, assim como carros estacionados na redondeza com pessoas monitorando a rotina do estabelecimento.   5. Crie uma rede de apoio com lojistas da região Além de investir na segurança interna, criar uma rede de apoio com outros lojistas da região com iniciativas e orientações da polícia local também pode ser uma solução eficiente. Em algumas cidades, a polícia orienta a criação de uma rede entre os estabelecimentos com a utilização de aplicativos de mensagens, frases de alerta para pedir ajuda e até a combinação de visitas regulares de um proprietário à loja do outro. Ao menor sinal de perigo, um lojista vizinho pode acionar a polícia para a proteção e restabelecimento da ordem no perímetro. Essa rede também pode ser fundamental para compartilhar despesas com outros elementos de segurança, como rondas particulares, por exemplo. 6. Proteja e prepare sua equipe A equipe da loja também deve se sentir segura. Vivenciar um roubo ou estar constantemente com medo pode prejudicar, até mesmo, o desempenho dos vendedores, que terão suas atenções desviadas da função. Portanto, além de investir na segurança da infraestrutura, também é preciso demonstrar para a equipe que ela está protegida, assim como orientar como devem ser suas reações ao identificar atos suspeitos e em situações de perigo. A segurança de loja é fundamental não somente para o patrimônio e estoque de produtos, mas também para garantir a integridade de funcionários e clientes. Ter um estabelecimento que gere confiança e tranquilidade é fundamental, mas não é o único aspecto que merece atenção do proprietário. Quer montar um plano de administração que manterá sua loja sempre competitiva e gerando cada vez mais vendas? Baixe gratuitamente nosso guia completo para administrar uma loja de construção.  
Postado em 02/07/2018
Descubra o poder do marketing boca a boca para o seu negócio
  Provavelmente o marketing boca a boca sempre existiu, mas com a evolução dos negócios, foi deixado de lado por conta de outros formatos mais tradicionais e de larga escala —como cartazes de promoção e propagandas. Mas recentemente ganhou novo destaque, e por qual motivo? Porque para quem está comprando, a opinião de outros clientes voltou a ter muito mais relevância do que uma descrição dos produtos em suas embalagens. Afinal de contas, eles são imparciais e explicam fielmente como foi a experiência de utilizá-los. Mas isso não significa que o empresário não pode controlar seus efeitos. Neste post explicamos as vantagens reais de investir nesse tipo de marketing e as estratégias para conquistar ótimos resultados a partir dele. Confira.   Vantagens do marketing boca a boca O primeiro ponto é como este tipo de marketing pode favorecer uma loja nos dias atuais, onde as relações estão cada vez mais automatizadas e virtuais. Confira os benefícios do seu uso para os negócios.   Gera confiança Um potencial comprador confiará muito mais na opinião de quem utilizou uma abraçadeira rosca em sua obra do que no vendedor que esteja tentando oferecer o produto. Isso porque ele entende que a opinião de quem a adquiriu não tem intenção de obter vantagem ou lucro e está exclusivamente baseada em sua experiência real.   É direcionável Esse tipo de marketing acontece entre dois indivíduos que não são controlados pela loja, ou seja, ela não consegue determinar o que será dito. Porém, se garantir a satisfação, qualidade e o bom atendimento dos seus clientes, as chances de ter boas avaliações e indicações são muito maiores. Além disso, é preciso considerar que alguns clientes têm um ciclo de relacionamento com o mesmo perfil deles. Arquitetos e mestres de obras, por exemplo, fazem compras em lojas de construção regularmente quando estão executando projetos e reformas e têm parceiros e amigos que atuam na mesma área.   Está alinhado com os novos tipos de consumidores O marketing boca a boca acompanhou a evolução das tecnologias e hoje é feito nas redes sociais. Por isso, criar canais de contato e meios para divulgar produtos e se relacionar com os clientes no ambiente virtual é primordial.   Gera autoridade para a loja Ao fortalecer e incentivar esse tipo de marketing, a loja garante que sua imagem — seja on-line ou offline — esteja associada prioritariamente com opiniões positivas. Isso contribui para sua imagem de autoridade no assunto. Uma loja de construção não é especialista apenas em pregos e parafusos, mas fazer com que seus clientes reconheçam que ela tem a melhor qualidade e variedade desses itens permite atrair novos clientes em busca de qualidade.   Tem baixo (ou nenhum) custo Incentivar os clientes satisfeitos a opinar e fazer indicações para outros compradores é muito mais barato que investir em campanhas de marketing e publicidades mais tradicionais. Nas redes sociais, essas opiniões, inclusive, duram mais tempo e podem influenciar mais de um potencial comprador. Em outras palavras, essa divulgação tem efeitos escaláveis e atrai mais clientes sem que grandes investimentos sejam feitos em propagandas e outros recursos para conquistar novas vendas.   Estratégias para incentivar o marketing boca a boca Com tantos benefícios para o negócio, como incentivar de forma eficiente que clientes falem bem e façam indicações? Crie benefícios e recompensas Oferecer benefícios para quem indica os produtos e serviços de um negócio é a maneira mais clara de demonstrar parceria e interesse em que todos ganhem no relacionamento. Trabalhe com públicos específicos Uma loja de produtos para construção, por exemplo, pode ter uma grande procura de arquitetos e engenheiros de obra. Criar ações de marketing direcionadas para públicos específicos pode gerar boas indicações e negócios. Ofereça sempre o melhor atendimento Independentemente de quem seja o cliente, o bom atendimento sempre será um motivo para elogiar e falar bem de um estabelecimento. Portanto, zelar pelo atendimento é essencial. Apesar de ser uma atitude que o cliente precisa tomar, estratégias de marketing boca a boca podem dar os incentivos certos para que eles deem opiniões e façam indicações que aumentem a autoridade do estabelecimento e suas vendas. Você utiliza alguma dessas estratégias no seu negócio? Quais resultados já pôde identificar? Comente sobre sua experiência.  
Postado em 27/06/2018
Sua loja de construção sempre relevante! Veja quais são as principais ferramentas e produtos que você deve oferecer no seu estabelecimento.
    Ter um negócio atraente envolve oferecer uma gama de produtos, que devem estar de acordo com o segmento. No que se trata de materiais e ferramentas para construção, muitos elementos são indispensáveis para as diversas etapas de um projeto. Este post vai mostrar o que você precisa disponibilizar para seus clientes em sua loja, mantendo-se relevante e aumentando o faturamento. Confira! Caixa de massa A massa é material de finalização das paredes, na sua preparação para receber a tinta, portanto, importante para a estética da obra. Para que ela seja utilizada de forma adequada, é fundamental uma caixa de massa, que permite a sua conservação durante a aplicação. Kit Parafuso Os parafusos são importantes já na etapa final da construção: na montagem de móveis, aplicação de prateleiras e estruturas do tipo. Um bom kit de parafusos oferece resistência e qualidade na montagem. Kit prego O prego tem uma função muito parecida com a do parafuso, porém, com uma estrutura mais simples, ele é mais recomendado para montagem em peças e móveis de madeira. Oferecer kits na loja pode ser muito rentável. Kit bucha A bucha é uma espécie de receptor de parafusos. Ela fica dentro de um buraco feito em uma estrutura ou em uma parede, conseguindo a firmeza adequada para receber a peça. Fundamental, ela pode ser vendida em kits. Kit arruela A arruela é mais uma ferramenta que atua em conjunto com um parafuso — quando ele está suportando pesos maiores. A arruela oferece um suporte extra para que o parafuso não seja danificado. Furadeira A furadeira é necessária na etapa final da obra, em instalações elétricas, montagem de móveis e outros detalhes. Ela é indispensável para finalizar qualquer projeto. Rolos de tinta Na parte final de um projeto, a pintura é o toque de estética e, geralmente, o que mais agrada em uma construção. Sem o rolo não dá para pintar, ou seja, ele é uma ferramenta básica e que vai vender muito.     Bandeja para pintura Do mesmo modo que o rolo de tinta é importante, a bandeja também é um item de grande ajuda na hora de finalizar uma obra. Ela vai comportar a tinta da forma correta, sendo usada juntamente com o rolo. Caixa de passagem para split O ar condicionado é indispensável em muitas obras, sejam empresariais, sejam residenciais. Atualmente, o split é o equipamento mais usado, demandando uma caixa de passagem adequada ao seu tamanho, que o comporte e tenha uma drenagem eficiente. Esse produto é uma ótima oferta para a sua loja! Tubos Os tubos são peças fundamentais para uma necessidade que a maioria dos projetos tem: o encanamento. Não dá para não ter na loja! Ofereça materiais distintos para o trabalho com água quente e fria. Conexões As conexões são as estruturas que ligam um tubo ao outro, ajudando a encaixá-los no projeto da obra. Assim, eles podem seguir linhas retas e também fazer curvas. Sem elas não há tubulação. Telhas Voltadas para a cobertura de estruturas, as telhas são utilizadas em muitos projetos, especialmente residenciais. Isso mostra o quão importante é oferecê-las em diversos materiais: alumínio, metal, cimento, amianto e outros. Tijolos Os tijolos simplesmente compõem a estrutura física da casa, sendo responsáveis por dar vida às paredes. Uma loja de materiais e ferramentas para construção que oferece esse produto tem um fluxo de saída garantido. Argamassa Um composto com vários materiais, a argamassa tem duas funções primordiais em uma construção: proteger contra a umidade e assentar estruturas. Ela pode ser usada para juntar blocos ou revestir paredes de tijolos. Rejunte O rejunte é o responsável por preencher os espaços que ficam entre um piso e outro, dando uniformidade, estabilidade e aglomeração entre eles. Ele é fundamental também para a parte estética da obra, sendo indispensável para uma loja.   Ferramentas para construção e materiais básicos precisam estar entre o rol de produtos que uma loja do segmento oferece. Isso garante a relevância do estabelecimento e, naturalmente, seu fluxo de vendas. O que você procura para a sua obra? Conheça melhor a Goma! Entre em contato e veja quais produtos e ferramentas são úteis para o seu projeto.  
Postado em 25/06/2018
Goma Bric: Uma linha que entende você e o seu cliente
    Olá, tudo bem?   Hoje queremos aprofundar um pouco mais com você sobre os principais produtos que dispomos na nossa linha GOMA Bric e que são fundamentais na sua loja de construção, mercado, dentro das necessidades dos seus clientes. Como já foi abordado em outros artigos, a linha GOMA Bric tem como objetivo atingir o público que precisa solucionar algo rápido em casa; como pendurar um quadro, instalar um varal, uma cortina, ou seja, manutenções rápidas e que requerem pouco material. Pensando nessa proposta, projetamos alguns kits bem usuais e os transformamos em produtos de fácil comercialização e funcionalidade. São parafusos e ganchos com buchas e parafusos com porcas e arruelas. Todos prontos em um pacote para que o consumidor resolva sua demanda mais rapidamente dentro da sua necessidade. Alguns dos nossos produtos são:   Parafuso Chipboard + Bucha São conjuntos de parafuso com bucha. Devido à grande utilização do parafuso chipboard ele se torna um produto barato para ser utilizado em sistemas de fixação simples que não requeiram muita resistência mecânica. Apesar de o parafuso chipboard ter sido desenvolvido para utilização direto na madeira, ele também funciona com bucha, só não garante a mesma resistência que os parafusos auto atarrachantes.   Parafuso auto atarrachante + Bucha Esses kits são de parafusos auto atarrachantes com cabeça panela zincados e com bucha. São materiais desenvolvidos para serem utilizados com bucha, possuem aplicação versátil, podendo ser usados para instalação de diversos objetos em casa, como pendurar um gancho de rede, uma cortina ou até mesmo um quadro, dando assim um excelente acabamento final por ter cabeça panela. Parafuso cabeça sextavada + Bucha Os parafusos cabeça sextavada são ótimos para as aplicações que requerem maior resistência, por esses possuírem maior torque e garantirem precisão aos objetos instalados. Dispomos 3 tipos de kits, com buchas M8, M10, M12, cada um pensado em aplicações que requerem diferentes tipos de resistência. São ideais para instalações de antenas, suportes de ar-condicionado, suportes para televisão, etc.   Conjunto de parafuso rosca máquina cabeça panela + arruela + porca Todos os Conjuntos de parafusos rosca máquina cabeça panela + porca + arruela são phillips e em polegadas. São ideais para juntar duas peças, normalmente sendo elas metálicas.   Conjunto de parafuso rosca máquina cabeça sextavada + arruela + porca Os conjuntos de parafusos rosca máquina cabeça sextavada com porca e arruela, conseguem mais aperto devido a cabeça sextavada. Todos os conjuntos são de medidas em polegadas.   Gancho + Bucha Os Kits de gancho com bucha podem ser utilizados como dispositivos para fixação de trava de segurança; içar ou pendurar objetos, e também, quando aplicados em paredes de alvenaria, servem como bucha de expansão. Dispomos de dois tamanhos, bucha M8 e M6. Pitão + Bucha Os Kits de pitão com bucha são ideais para fixação de elementos de apoio em paredes de alvenaria (entre outros), pois proporcionam segurança e firmeza nas instalações. Podendo também serem utilizados para fazer um varal de roupas. Dispomos de dois tamanhos, bucha M8 e M6.   Escápula + Bucha Os Kits de escápula com bucha também são ideais para fixação de elementos de apoio em paredes de alvenaria, pois proporcionam segurança e firmeza nas instalações. Podendo ser utilizados para fazer um local para pendurar chaves e ferramentas. Dispomos de dois tamanhos, bucha M8 e M6.   Kit de parafuso de Vaso Os tradicionais kits de parafuso de vaso incluem a porca calota, a haste, o acabamento que fica aparente no vaso e a bucha. Dispomos eles em dois materiais, inox e latonado, e também em diversos tamanhos. Esses também servem para a instalação de pias, tanques de lavar e em diversos modelos de vasos sanitários.   Veja também o que os nossos clientes acham sobre a Bric: “Após implantarmos a venda dos produtos encartelados nossa venda de parafusos aumentou a agilidade e praticidade na separação do produto deixou nossos clientes e vendedores super satisfeitos além de melhorar visualmente na loja a demonstração do produto minimizados também a perca e furos de estoque que no caso de ser vendido a granel colabora com essa desvantagem, tem sido ótimo trabalhar com parafusos encartelados só nos trouxe vantagens.” Priscila, Mundial Mat. de Construção   "Agilidade no atendimento, poder expor os produtos na gôndola e melhor organização do estoque." Erasmo,  Antunes Mat. de Construção   O que você achou desses produtos? Acredita que irão facilitar a venda na sua loja e sanar as necessidades dos clientes? Estamos abertos para conversar e implementar esse modelo de venda na sua loja.    
Postado em 20/06/2018
Veja o porque nossos clientes optam por vender GOMA Bric
    Olá, tudo bem?   Hoje quero falar mais sobre a nossa linha de produtos encartelados para você. Está fazendo 2 anos que lançamos a linha GOMA Bric e desde então trabalhamos arduamente para conquistar novos clientes e também para convencer alguns deles que esse é um modelo eficaz e rentável para vender pregos, parafusos, buchas  - dentre outras miudezas -. Para mostrar os benefícios da GOMA Bric para você, resolvemos então perguntar para alguns de nossos clientes que estão com a linha implementada o porquê eles optaram por esse modelo/disposição dos produtos. O resultado surpreendente você pode conferir abaixo:   Pergunta: Por que você vende parafusos encartelados na sua loja?   “Preferimos produtos encartelados pela praticidade de organização, produto para auto atendimento. Facilitando a venda dos nossos vendedores” – Robinson, Ferragem Lorenzet   “Vendemos porque os encartelados além de agregar um valor maior nas vendas, também proporcionam praticidade de estocagem e facilitam o auto atendimento pelos clientes” – Nilton, Depósito Canadá   “A principal vantagem da venda de encartelados é o pouco ou o não envolvimento do vendedor na hora da venda destes produtos (auto serviço), pois isso acabava tomando muito tempo dos atendimentos, tornando-se custo operacional em que não conseguíamos agregar valor, já que os itens avulsos tinham preços muito insignificantes apesar do mark-up alto. O estoque de encartelados também é mais fácil de ser controlado do que o dos produtos vendidos avulsos. Atualmente os parafusos e fixadores ficam expostos na loja, aos olhos do cliente, podendo criar uma necessidade de compra no momento em que é visto” - Tamyres, Total Com. De Móveis e Mat Constr.   “Optamos por encartelados pelo motivo de ser auto serviço, proporcionando tempo vago aos vendedores para outros afazeres. As vantagens que nos trouxeram foi a otimização do estoque, fácil controle de estoque, pouca ou quase nenhuma perda do material” – Jamir, Figueiredo & Filhos.   “É muito bom, pois vendendo assim é mais viável, melhor custo/benefício, ou seja o cliente sai satisfeito, pois além da qualidade do produto, tem uma visibilidade melhor, mais praticidade e melhor organização” – Alex, Ivanir Rampanelli. "Estamos contentes com essa linha pois nos ajuda muito na rapidez e na agilidade no atendimento. Antigamente na venda de 10 parafusos e 10 buchas perdíamos muito tempo.. hoje o cliente escolhe ou seja, se auto atende. E outro situação é organização dos produtos na gôndola , conseguindo um aproveitamento 100% onde no avulso era quase impossível! Isso reflete, até mesmo na lucratividade!" - Rodrigo Krueger, Bortolato Materiais para Construção Após ler esses feedbacks gostou e ficou com vontade de estudar o assunto para implementar na sua loja? Converse com um de nossos vendedores que ele sanará todas as suas dúvidas!  
Postado em 11/06/2018

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