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Ter um bom atendimento é a chave para conquistar clientes fiéis!
  Além de manter a loja de materiais para construção sempre arrumada e dispor de um bom mix de produtos, para fazer que um cliente retorne a sua loja e a indique para outras pessoas, o atendimento deve ser eficiente e cordial. Para aprimorar o atendimento de sua loja e conquistar de vez seus clientes, é necessário entender realmente o que é este processo, quais etapas estão presentes nele e como podem ser executadas para que o atendimento chega ao ponto desejado, que é onde o cliente efetua a compra do produto. Conheça quais etapas estão presentes no processo de atendimento ao cliente 1- Primeiro contato: é quando o cliente entra em sua loja de materiais para construção. Desde o princípio, ele deve ser recebido de maneira educada e eficiente. Caso não for possível que ele seja atendido prontamente, peça para que ele aguarde. Nunca deixe um cliente “largado” em um canto, ele pode ir embora e você perderá uma venda. 2- Entender qual a necessidade do cliente: aqui é necessário ouvir atentamente o cliente, sem interrupções de qualquer tipo, para entender qual a sua necessidade e oferecer o produto que trará a melhor solução. Deste modo, você irá diretamente no produto certo, o que irá agilizar o atendimento e demonstrará ao cliente que você realmente estava focado nele. 3- Apresentar uma solução: aqui será mostrado o produto e como ele irá suprir as necessidades daquele cliente. Esta etapa requer muita paciência, já que muitos clientes não possuem o mesmo conhecimento de quem está atendendo. 4- Conclusão: com o produto escolhido, o consumidor irá efetuar a compra. Não se esqueça de manter o bom nível de atendimento até o último momento, pois, está é uma etapa importante para que este processo da primeira compra seja o começo de um relacionamento duradouro. Vale ressaltar que, na prática, estas etapas não irão acontecer de maneira tão ordenada, mas elas podem ser adaptadas para o dia-a-dia de cada negócio. Outro ponto importante, lidar com público é imprevisível, por isso, o colaborador que possui a função de atendimento direto aos clientes, precisa ter muito “jogo de cintura” para lidar com situações adversas. Gostou do conteúdo? Você também pode conferir mais em nossas redes sociais (Instagram e Facebook)
Postado em 10/02/2021
Revolução da organização de parafusos na loja de material de construção
    Olá. Hoje vim aqui escrever a respeito de algo que nos chamou muita atenção há algum tempo, e posteriormente virou um dos nossos produtos de mais sucesso.   Nas minhas viagens procuro sempre visitar as lojas dos principais Home Centers do Brasil, um dos motivos é que alguns são nossos clientes e o outro é que eles sempre lançam tendência em relação a organização de loja e formatos de venda. Uma das coisas que mais me chamou atenção foi a forma que eles vendem parafusos.   Por serem lojas grandes e todas em formato de auto-serviço, fica inviável vender parafusos a granel pois o controle de estoque é difícil, o cliente não consegue se servir sozinho porque o produto não tem código de barras, enfim um produto de baixo valor agregado fica difícil de se vender sozinho.     MANEIRA ANTIGA DE VENDER PARAFUSOS      > PRODUTOS SEM CÓDIGO DE BARRAS    > BAIXO CONTROLE DE ESTOQUE    > FURTO E PERDAS DE PRODUTOS    > NECESSIDADE DA AJUDA DE UM VENDEDOR    > VISUAL NADA ATRATIVO    > NECESSIDADE CONSTANTE DE ORGANIZAÇÃO     Revolucionando a venda de parafusos O que eles fizeram? Passaram a vender os parafusos encartelados em pequenas quantidades. Dessa forma o cliente consegue comprar o que precisa sem ajuda de nenhum vendedor (É claro, os vendedores estão sempre lá para ajudar e tirar dúvidas). Contudo, nesse formato, o produto passa a ter código de barras, o cliente rapidamente escolhe já passa no caixa e o controle de estoque da loja fica muito mais organizado. Isso me saltou aos olhos e percebi que não tinha empresas fazendo esse serviço, de forma satisfatória, para lojas de porte grande em cidades menores.     GOMA Bric Foi assim que surgiu a linha GOMA Bric, uma forma diferente das lojas de materiais de construção venderem parafusos. Um jeito mais convidativo aos olhos do cliente, algo que desperte seu interesse e o induza a comprar.   Utilizando o expositor Goma Bric, os parafusos ficam muito mais organizados e convidativos para compra. Pode-se ver um exemplo na foto abaixo.   Expositor Goma     Nossa linha de parafusos Goma Bric disponibiliza um expositor onde através de um único lugar consegue oferecer todos os tipos de parafuso para seu cliente. Assim, os tipos e tamanhos ficam organizados e catalogados, ficando fácil de o vendedor vender ou de o cliente achar um parafuso específico.   VANTAGENS EXPOSITOR GOMA BRIC: A - TODOS OS PARAFUSOS ORGANIZADOS EM UM SÓ LUGAR; B - EXPOSITOR BONITO QUE CONVIDA O CLIENTE A COMPRAR; C - VENDA RÁPIDA, AGILIDADE PARA O VENDEDOR E SATISFAÇÃO PARA O CLIENTE.   Outra grande vantagem é ter um mix de produtos que realmente giram. Nós fizemos uma pesquisa prévia dos produtos que mais vendem e oferecemos somente o que acreditamos ser necessário para loja. Deixamos nossos cliente a vontade para montar seu mix e também sugerir outros produtos para adicionarmos na linha!         Guilherme Zanini Sócio Proprietário GOMA    
Postado em 16/04/2019
Como elaborar política de troca de produto na loja
    Quem está inserido no comércio, seja varejista, seja de atacado, tem que lidar com a troca de produto. Mas o que a legislação diz a respeito? Quais são as obrigações da loja? E os direitos dos consumidores? A questão é simples e bem definida do ponto de vista legal. Para lojas físicas, não é necessário permitir a troca ou a devolução em razão de arrependimento, gosto ou motivo pessoal, de forma que a possibilidade pode ser autorizada, ou não, conforme decisão do lojista em prazo e condições por ele especificadas. Entretanto, em caso de defeitos, para compras feitas pela internet ou catálogos, o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/1990) é claro. A troca ou devolução são obrigatórias em até sete dias contados a partir do recebimento do produto (por arrependimento ou qualquer outra razão). Nesses casos, a empresa é responsável pela devolução integral do valor pago e pelo custeio das taxas de transporte. Listamos abaixo quatro dicas que vão ajudar você a elaborar uma política de troca de produtos na sua loja. Confira quais são elas agora mesmo!   Exponha a sua política de troca e devolução Conforme explicamos acima, em casos de loja física, a troca de produto não é obrigatória, mas é de bom tom oferecer a possibilidade dentro de regras estabelecidas. Por isso, é importante, no ato da compra, que o vendedor informe ao cliente qual é a política de troca e de devolução da loja. Em geral, o prazo pode variar de 7 a 30 dias, mediante apresentação de cupom fiscal. Além de reforçar as condições para troca no ato do pagamento, outra dica é fixar próximo ao caixa um aviso explicando qual é o posicionamento da loja e as regras em situações desse tipo.     Gere um bom relacionamento Para gerar um bom relacionamento e garantir que a política de troca não seja um ponto de discordância entre clientes e loja, é preciso ser claro e objetivo. Definir bem as condições de troca e prazos, especificando as regras para produtos com ou sem defeito, se existe reembolso, troca imediata ou sistema de crédito e como ficam os custos para transporte do produto adquirido e que precisará ser devolvido é essencial. Mantendo as regras claras e um diálogo honesto, o lojista gera um bom relacionamento com o cliente e estabelece um vínculo de confiança, importante para que a relação comercial seja duradoura.   Promova um atendimento diferenciado Outra dica é promover um atendimento diferenciado. Isso é primordial para o sucesso da venda, já que, quanto mais personalizado for o atendimento, maiores são as chances de que a negociação seja satisfatória, ou seja, que as necessidades reais do cliente sejam supridas com a compra, eliminando a ocorrência de trocas.   Trabalhe o pós-venda Trabalhar o pós-venda também é relevante para cativar os clientes. Essa dica está diretamente ligada à anterior, sobre promover um atendimento diferenciado. O relacionamento entre consumidor e loja não termina no ato da compra, mas perdura durante a utilização das mercadorias adquiridas. Por isso, mantenha ações focadas no pós-venda, como criação de newsletter para alimentação de consumidores, programas de fidelização com vantagens para clientes mais ativos, uma simples ligação para checar se correu tudo bem com a entrega dos produtos etc. Ações simples fazem toda a diferença e auxiliam também na satisfação do consumidor com a loja e com os produtos, minimizando a ocorrência de trocas. Conforme mostramos ao longo do texto, elaborar a política de troca de produto não é complicado. Pelo contrário. Basta definir as regras com seriedade, garantir uma comunicação clara e direta sobre as normas, prestar um atendimento diferenciado e investir em ações de pós-venda. Dessa forma, a negociação tem tudo para transcorrer de maneira eficiente e o relacionamento entre loja e cliente tem tudo para perdurar. Gostou do nosso artigo sobre elaboração de política de trocas? Então que tal assinar nossa newsletter e receber periodicamente dicas sobre gestão e varejo?  
Postado em 17/10/2018
Aprenda como montar uma vitrine!
  Além de oferecer produtos diferenciados, estabelecer o comércio em um ponto movimentado, definir ações de marketing, obter bom controle de estoque e fluxo de caixa, capacitar funcionários e manter os preços competitivos, o lojista precisa chamar atenção dos consumidores. Atraí-los. Para conquistar tal objetivo, é necessário saber como montar uma vitrine interessante. Isso porque, a vitrine é o principal cartão de visitas do comerciante e acertar na montagem faz com que um número maior de potenciais compradores entrem no estabelecimento. Aliando a decisão de entrada com os outros itens citados acima, como qualidade, preço e bom atendimento, o resultado é apenas um: o sucesso.   Quer aprender como montar uma vitrine eficiente? Confira as dicas que listamos abaixo agora mesmo! Conheça o seu público Antes de se preocupar em como montar uma vitrine, é preciso conhecer seu público. Saber, de fato, quem você quer atrair e o que você tem a oferecer a essa pessoa é primordial para criar uma vitrine que dialogue diretamente com ela. Por isso, tenha em mente o foco na solução, ou seja, em oferecer ao seu cliente ideal o que ele precisa.   Fique atento à iluminação Também é primordial ficar atento à iluminação. A luz é capaz de provocar sensações nos consumidores, valorizando produtos, criando ambientes atraentes, instigando-os. A iluminação amarela, por exemplo, cria ares intimistas e de acolhimento, enquanto a iluminação branca é alegre e vibrante. Além de impactar na atmosfera da vitrine, a iluminação é capaz de valorizar produtos, por meio de spots direcionados ou giratórios. A técnica é eficaz na medida em que faz com que o consumidor dê mais atenção aos produtos mais interessantes para o lojista, como itens promocionais, itens sazonais ou itens em grande volume no estoque.   Evite exageros A vitrine é o cartão de visitas da loja e, por isso, deve conter informações na medida certa. Não é interessante incluir dezenas de produtos na vitrine. É preciso planejar a disposição dos itens de maneira harmônica, sem deixar muito espaço inutilizado ou criar um ambiente tumultuado. O objetivo é produzir uma vitrine que mostre o que o consumidor quer ver e o instigue a entrar no estabelecimento e não criar um catálogo de produtos.     Relacione os produtos entre si A vitrine que relaciona produtos entre si é muito mais eficiente. Isso porque desperta sensações de desejo no consumidor, mostrando como diferentes itens são complementares de uma maneira simples, didática, objetiva e visual.     Evite os erros comuns Os principais erros cometidos por lojistas que não sabem bem como montar uma vitrine são: a desorganização; a falta de planejamento estratégico na montagem; o não acompanhamento das tendências; a "propaganda enganosa". Criar uma vitrine desorganizada passa impressão de falta de profissionalismo. Falhar no planejamento estratégico cria um aspecto de desordem. Não acompanhar as tendências mostra que o lojista não se preocupa e não analisa a concorrência, enquanto oferecer produtos que não estão disponíveis faz com que o consumidor sinta-se enganado. Conforme mostramos neste post, saber como montar uma vitrine interessante é primordial para o sucesso da loja. Conhecendo seu público, ficando atento à iluminação, evitando exageros, criando uma combinação harmoniosa e evitando os erros mais comuns, certamente, você vai montar uma vitrine capaz de levar muitos consumidores para dentro da loja! Gostou das nossas dicas sobre como montar uma vitrine? Então, que tal aprender  a criar promoções e aumentar as vendas? Veja como fazer a lucratividade da loja crescer de maneira saudável e eficiente!
Postado em 09/10/2018
Criando uma página no Facebook para uma loja de material de construção
    A sua loja de material de construção está no Facebook? Pois é lá que estão os seus clientes! Se o seu objetivo é aumentar as vendas, você precisa criar uma página nessa rede social. Isso tornará o seu negócio mais fácil de ser encontrado na internet e também oferecerá diversas possibilidades de publicação. O Facebook é a maior rede social da atualidade. Contabiliza cerca de 1,7 bilhão de usuários ativos em todo o mundo, sendo que 100 milhões deles são brasileiros. Todo esse potencial de visibilidade está ao alcance da sua loja de materiais de construção. Entretanto, para ter bons resultados nessa rede social, você precisa acertar em alguns pontos bem importantes. Para ajudar você nisso, eles estão destacados a seguir:   Como criar uma página no Facebook para loja de material de construção? O próprio Facebook conta com um tutorial que acompanha você durante todo o processo da criação da sua página. Basta acessar a seção de páginas e clicar no botão para criar a sua. A partir desse ponto, você deve determinar o nome dela e classificá-la no tipo correto. Por que esse passo é importante? Porque ao classificar a página da sua loja de material de construção no Facebook como um estabelecimento, você passa a contar com diversos recursos que as demais não possuem. Um deles é poder inserir o endereço, que aparece ilustrado em um mapa. Há também espaço para telefone de contato, e-mail e site. Lembre-se de implementar a sua identidade visual adequadamente. Isso significa usar seu logo como avatar e aproveitar a capa para uma comunicação mais aprofundada. Os seus posts precisam seguir um padrão próprio, levando em conta o seu público e posicionamento.   Como interligar a sua loja de material de construção com o Facebook? Hoje em dia, as pessoas passam cada vez mais tempo no Facebook. Conversam por meio dele, assistem vídeos, marcam compromissos e até fazem compras. Isso é uma oportunidade ótima para a sua loja de materiais de construção conquistar mais clientes. O Facebook possui o recurso Loja. Ele permite incluir uma aba especial à sua página na qual você insere seus produtos e possibilita ao seu público comprá-los diretamente por lá. Para instalar essa aba, basta acessar as configurações da sua página e adicionar essa guia. Depois, é necessário cadastrar os seus materiais com todas as informações importantes. Para seus clientes, a principal vantagem é que não precisam passar muito tempo preenchendo cadastros. É só clicar e comprar, com velocidade e comodidade. Afinal, o Facebook já possui boa parte dos dados que necessita para enviar o produto.        Ferramentas E para a organização disso tudo, selecionamos algumas ferramentas da internet que irão te ajudar caso não tenha uma agência para te auxiliar na organização e criação desses conteúdos.   Automação de Alertas e Mensagens Mention e Google Alert (alertas no seu e-mail sobre um tema ou palavra-chave) Buffer (agendamento de posts) Edgar (automatização de Social Media)   Monitoramento e Inteligência de Dados SimilarWeb (Páginas semelhantes e analise) DataNyze (Dados de empresas) ClearBit (Dados de empresas) ElTracker (Analise de rastreamento no Analytics)   Conteúdo Canva (criação de imagens para posts e anúncios) Trakto (Criação de materiais de marketing digital, feita no Brasil) Spark (criação de imagens para post e anúncios da Adobe) Easel.ly e Piktochart (criação de infográficos) Bitly (encurtador de links) GoAnimate (criar animações)   ADS - Anúncios AdExpresso (ferramenta de gerenciamento de anúncios e testes A/B no Facebook) RevMob (anúncios em App e Web Mobile, cadastre-se para fazer uma campanha) Automate Ads e AdStage (ferramenta de gerenciamento de anúncios) Moat e WhatRunsWhere (veja o banner do seu concorrente)   Quais são os próximos passos? Agora você já conta com a sua estrutura montada e pode começar a aproveitar os benefícios da visibilidade das redes sociais para a sua loja de material de construção. Publique conteúdo interessante, como dicas de reformas, produtos em destaque e informações valiosas para quem os utiliza. Ao mesmo tempo, implemente campanhas que busquem atrair cada vez mais gente para a sua loja de material de construção. Ofereça cupons de desconto e divulgue promoções. Nenhuma página no Facebook pode ficar parada, então mantenha-a sempre atualizada.   Como aumentar as suas vendas com o Facebook? Já é de conhecimento de todos que usar o Facebook como ferramenta de negócios é uma excelente estratégia para converter as vendas do seu empreendimento. Com essa ferramenta, o consumidor pode se manter atualizado sobre seus produtos e conhecer ainda mais a marca. Agora, vamos dar algumas dicas sobre como aumentar as suas vendas com o Facebook!   Aprenda mais sobre seu público-alvo É muito importante que você conheça o perfil das pessoas que podem ser consideradas consumidoras da sua marca. Isso não diz respeito apenas às informações básicas! Você precisa conhecê-las por completo, pois apenas assim vai conseguir ajudá-las a resolver seus problemas. Além disso, não esqueça de definir também quem é o público que deseja atingir. Fazendo pesquisas, ter acesso a essas informações é muito mais fácil hoje, com a Internet e com as redes sociais. Depois que alguém curte sua página, você consegue obter dados comportamentais e demográficos de cada seguidor.   Invista em comunicação humanizada A aproximação com o cliente é crucial para gerar confiança e, consequentemente, converter e vender pelo Facebook. Promova conversas para que seus fãs discutam abertamente os produtos que você comercializa e ofereça descontos para quem publicar comentários sobre o que compraram. Todo mundo sabe que ouvir opiniões de amigos sobre um produto ou serviço ajuda muito na decisão de compra. Não perca essa oportunidade!   Promova os seus produtos Além de oferecer diversos relatórios estatísticos para que você saiba quem está comprando, quem está comentando, qual o nível de engajamento dos seus clientes etc., o Facebook ainda oferece a possibilidade de fazer propaganda paga. Trata-se do Facebook Ads, ferramenta com a qual você pode criar campanhas altamente segmentadas para os usuários da rede. Ainda é possível escolher o quanto deseja investir com a publicidade conforme o budget disponível e os objetivos da campanha, já que a ferramenta possui diversos formatos de anúncios.   Invista tempo no acompanhamento de métricas Para gerir uma rede social de forma profissional e ainda vender por meio dela, você vai precisar investir boa parte do seu tempo todos os dias. Se essa for uma tarefa impossível, a dica é contratar uma agência que trabalhe com marketing digital para ficar responsável pela demanda. Postar novidades e informações relevantes ao consumidor, manter o estoque atualizado — fisicamente e nas plataformas —, escrever descrições criativas e manter o preço competitivo e atualizado sempre que algo for mudado são pontos básicos a serem feitos. Além disso, com o acompanhamento das métricas, vai ser possível otimizar as campanhas sem despender mais verba do que o previsto. Por isso, contar com profissionais especializados pode parecer um gasto a mais à princípio, mas é definitivamente a melhor forma de poupar dinheiro.   Analise o que seus concorrentes estão fazendo Nunca deixe de acompanhar e investigar todos os passos que seus concorrentes estão dando dentro dos canais online. Assim, você vai ter conhecimento sobre o que funciona ou não funcionou para eles, para que possa aplicar da melhor forma possível à sua marca. Analise quantos e sobre o que são os posts que eles publicam diariamente e quais atingem mais pessoas. Não deixe de ficar de olho também em um ponto bastante importante: o horário de maior interação entre eles e os consumidores.   Quais os indicadores mais adequados para acompanhar? A métrica é uma forma de avaliar ou medir o desempenho da sua empresa na internet — o número de fãs da sua página, por exemplo, é uma métrica. As principais métricas que devem ser acompanhadas para medir o nível de sucesso do seu negócio no Facebook são:  evolução no número de fãs; alcance; envolvimento com a publicação; taxa de envolvimento; engajamento de ação. De nada adianta querer promover sua marca se você não avalia seus resultados. Isso não faz sentido, pois deixa você sem saber para qual caminho está seguindo. Viu só? Criar uma página no Facebook vai ajudá-lo a atrair mais clientes para loja de material de construção, além de reforçar a imagem e a reputação da empresa. Seguindo nossas dicas, essa rede social pode tornar-se um espaço incrível para a conexão entre negócio e consumidor. Quer aprender ainda mais sobre como aumentar as suas vendas? Então, baixe agora mesmo nosso e-book gratuito Lojas Materiais de Construção: O guia definitivo para aumentar suas vendas e garanta o sucesso do seu negócio!     Como o assunto são redes sociais, aproveite para curtir a nossa página no Facebook e se inscrever no canal no YouTube!
Postado em 02/10/2018
Saiba como fechar uma venda no PDV
  Os clientes estão cada vez mais exigentes em seus relacionamentos com as empresas. Além de preço e qualidade, eles estão à procura de experiências que sejam construtivas para um relacionamento harmônico e eficiente. E para você saber como fechar uma venda com ele, é preciso estar preparado para qualquer tipo de situação. Ter uma boa abordagem em seu PDV (ponto de venda) — seja ela criativa, chamativa ou diferente — pode ser a chave do sucesso do seu negócio diante da concorrência. Esse desafio não é nada simples! O objetivo do nosso post de hoje, é orientar você para que aprenda a como vender mais no seu PDV. Para isso, vamos dar algumas dicas que o ajudarão a alcançar esse objetivo, além de mostrar como o comportamento dos consumidores mudou e como você pode ultrapassar cada obstáculo que encontrará no mercado. Interessado em saber mais sobre o assunto? Então, fique com a gente até o final!   Conheça bem o seu cliente Antes de tomar qualquer iniciativa ou adotar uma estratégia de promoção, é preciso que você e todos de sua equipe conheçam bem o seu público-alvo. É preciso que saibam identificar as necessidades dos seus clientes, quais são os desafios que encontram diariamente, quando procuram por soluções por meio das lojas e empresas que fornecem serviços, seus costumes, se buscam esses produtos e soluções na internet, entre outros detalhes. Somente com todas essas informações você saberá quais as melhores estratégias que poderá adotar para atingir seu publico da forma mais positiva possível. Essa fase não é importante somente para adoção de estratégias, mas também para treinar sua equipe.   Posicione os seus produtos de forma estratégica no PDV Uma excelente estratégia a ser utilizada no seu ponto de venda é a forma na qual você posiciona e monta o layout de disposição de seus produtos. É muito importante ter organização e estética visual agradável aos olhos de quem vê através de seus corredores, fachadas e estantes. O consumidor deve ter fácil acesso aos produtos, que devem estar dispostos de forma a serem claramente visualizados pelas pessoas. A disposição e a organização do seu PDV também passam ao cliente a essência e a qualidade do seu negócio e da sua marca. Por isso, não se esqueça de também de colocar a imagem da sua marca em todos os seus produtos.   Use os 4 sentidos para cativar os seus clientes O marketing sensorial é uma estratégia que tem o objetivo de atrair e ganhar o cliente por meio dos 4 sentidos. E essa é uma estratégia que vem sendo comumente utilizada pelos empreendimentos. Ele utiliza o ambiente para conquistar os consumidores. Estratégias como aromas no local, por exemplo, podem demonstrar a sua identidade por meio do olfato. A música ambiente também é outra ação a ser tomada, ganhando o púbico mediante ritmos que combinam com o local. Não podemos nos esquecer da visão: uma decoração chamativa, agradável e organizada pode ser a chave para o seu sucesso!   Tenha uma equipe treinada para fornecer um atendimento personalizado De nada adianta traçar e aplicar todas as estratégias anteriores sem ter uma equipe treinada e qualificada. Por isso, é muito importante treinar seus funcionários, principalmente com as informações obtidas por meio da pesquisa do perfil do seu público-alvo. Os consumidores nos dias de hoje prezam muito a experiência que uma empresa fornece para eles. Então, ter profissionais qualificados, que fazem com que os clientes se sintam importantes e tendo um atendimento com exclusividade, certamente trará bons resultados para o seu negócio.   Invista em divulgação, promoção e desconto Divulgar e promover sua marca em plataformas online é essencial. Essa é uma afirmação correta, mas também não podemos nos esquecer das estratégias offline. O importante é passar para o seu público-alvo a sua marca e atingir o maior número possível de pessoas. E lembre-se sempre: promover promoções e descontos é uma excelente estratégia que pode auxiliar a fechar mais vendas. Essas duas táticas são de encher os olhos dos consumidores! Agora que você já sabe como fechar uma venda de forma mais eficiente com seus consumidores, aproveite para conhecer 5 dicas para melhorar a exposição dos produtos no seu PDV. Os clientes estão cada vez mais exigentes em seus relacionamentos com as empresas. Além de preço e qualidade, eles estão à procura de experiências que sejam construtivas para um relacionamento harmônico e eficiente. E para você saber como fechar uma venda com ele, é preciso estar preparado para qualquer tipo de situação. Ter uma boa abordagem em seu PDV (ponto de venda) — seja ela criativa, chamativa ou diferente — pode ser a chave do sucesso do seu negócio diante da concorrência. Esse desafio não é nada simples! O objetivo do nosso post de hoje, é orientar você para que aprenda a como vender mais no seu PDV. Para isso, vamos dar algumas dicas que o ajudarão a alcançar esse objetivo, além de mostrar como o comportamento dos consumidores mudou e como você pode ultrapassar cada obstáculo que encontrará no mercado. Interessado em saber mais sobre o assunto? Então, fique com a gente até o final!   Conheça bem o seu cliente Antes de tomar qualquer iniciativa ou adotar uma estratégia de promoção, é preciso que você e todos de sua equipe conheçam bem o seu público-alvo. É preciso que saibam identificar as necessidades dos seus clientes, quais são os desafios que encontram diariamente, quando procuram por soluções por meio das lojas e empresas que fornecem serviços, seus costumes, se buscam esses produtos e soluções na internet, entre outros detalhes. Somente com todas essas informações você saberá quais as melhores estratégias que poderá adotar para atingir seu publico da forma mais positiva possível. Essa fase não é importante somente para adoção de estratégias, mas também para treinar sua equipe.   Posicione os seus produtos de forma estratégica no PDV Uma excelente estratégia a ser utilizada no seu ponto de venda é a forma na qual você posiciona e monta o layout de disposição de seus produtos. É muito importante ter organização e estética visual agradável aos olhos de quem vê através de seus corredores, fachadas e estantes. O consumidor deve ter fácil acesso aos produtos, que devem estar dispostos de forma a serem claramente visualizados pelas pessoas. A disposição e a organização do seu PDV também passam ao cliente a essência e a qualidade do seu negócio e da sua marca. Por isso, não se esqueça de também de colocar a imagem da sua marca em todos os seus produtos.   Use os 4 sentidos para cativar os seus clientes O marketing sensorial é uma estratégia que tem o objetivo de atrair e ganhar o cliente por meio dos 4 sentidos. E essa é uma estratégia que vem sendo comumente utilizada pelos empreendimentos. Ele utiliza o ambiente para conquistar os consumidores. Estratégias como aromas no local, por exemplo, podem demonstrar a sua identidade por meio do olfato. A música ambiente também é outra ação a ser tomada, ganhando o púbico mediante ritmos que combinam com o local. Não podemos nos esquecer da visão: uma decoração chamativa, agradável e organizada pode ser a chave para o seu sucesso!   Tenha uma equipe treinada para fornecer um atendimento personalizado De nada adianta traçar e aplicar todas as estratégias anteriores sem ter uma equipe treinada e qualificada. Por isso, é muito importante treinar seus funcionários, principalmente com as informações obtidas por meio da pesquisa do perfil do seu público-alvo. Os consumidores nos dias de hoje prezam muito a experiência que uma empresa fornece para eles. Então, ter profissionais qualificados, que fazem com que os clientes se sintam importantes e tendo um atendimento com exclusividade, certamente trará bons resultados para o seu negócio.   Invista em divulgação, promoção e desconto Divulgar e promover sua marca em plataformas online é essencial. Essa é uma afirmação correta, mas também não podemos nos esquecer das estratégias offline. O importante é passar para o seu público-alvo a sua marca e atingir o maior número possível de pessoas. E lembre-se sempre: promover promoções e descontos é uma excelente estratégia que pode auxiliar a fechar mais vendas. Essas duas táticas são de encher os olhos dos consumidores! Agora que você já sabe como fechar uma venda de forma mais eficiente com seus consumidores, aproveite para conhecer 5 dicas para melhorar a exposição dos produtos no seu PDV.  
Postado em 25/09/2018
Como o controle de estoque e vendas afeta a sua loja
  Ao contrário do que muitos empreendedores pensam, o estoque não deve ser um setor isolado dos demais. Na realidade é fundamental que ele esteja integrado com todos os outros departamentos da empresa. Quem entender que um controle de estoque e vendas é essencial não apenas pela organização física do ambiente, mas acima de tudo, pela forma estratégica com que isso gera resultados, certamente colherá muitos benefícios no futuro. Pensando em lhe auxiliar, trouxemos dicas importantes sobre controle de estoque e vendas para fomentar seu negócio! Continue a leitura!   Como a falta de controle do estoque pode ser prejudicial? Você já pensou como seria constrangedor anunciar um produto e não ter para entregar ao cliente? Certamente, isso poderia causa uma situação muito embaraçosa além de uma perda de oportunidade. Essa é uma consequência direta da falta de controle do estoque. Consequentemente, essa situação pode manchar a reputação da marca. Isso porque um cliente insatisfeito não indicará seus produtos para outros consumidores e você perderá uma ótima forma de fazer propaganda da sua loja. Dessa forma, isso reduzirá suas vendas e prejudicará consideravelmente sua lucratividade. Contudo, essa não é a única consequência causada pela falta de controle. Muitas vezes, o empreendedor realiza novos pedidos de compras sem saber ao certo a quantidade que possui de mercadoria na empresa e se existe a real necessidade de novos pedidos. Comprar sem saber qual realmente é a necessidade da empresa pode ser um grave erro pois a empresa pode estar comprando produtos que já estão estocados. Dessa forma, seu capital de giro pode estar sendo comprometido de forma equivocada. Isso porque além de aumentar o tempo que os produtos permanecem estocados e com isso gerar custo de manutenção de estoque, produto parado significa dinheiro estagnado. Um terceiro ponto de prejuízo sobre a questão é a validade dos produtos ou a oportunidade de vendas de acordo com a sazonalidade. Produtos que apenas vendem em determinadas temporadas, por exemplo, podem perder a validade, pois dificilmente serão comercializados em outros momentos. Em suma, então, esse excesso de mercadoria pode obrigar o empresário a fazer promoções repentinas sem um estudo prévio dos custos, diminuindo consideravelmente sua margem de lucro e prejudicando a saúde financeira da marca.   Como organizar o controle de estoque? O primeiro passo para um controle de estoque e vendas é trabalhar com o mínimo e saber exatamente o momento no qual você precisa realizar novos pedidos, considerando obviamente sua demanda e os prazos de entregas. Desse modo você não ficará sem determinando item e não acumulará prejuízos. Em contraponto, entender qual é o seu ponto de corte para cada produto é determinante. Com a prática, você evita o acúmulo de produtos parados. Porém, isso só se torna viável a partir da organização física do ambiente. Para isso: comece pelos itens de menor tamanho; ordene por categorias e tamanhos em prateleiras de fácil acesso; arrume os produtos que ocupam mais espaço. No entanto, todas essas tarefas serão em vão se você não realizar o inventário dos itens. Apenas depois desse processo será possível saber exatamente quantas peças têm e como pode planejar-se estrategicamente para obter uma boa rotatividade do estoque. Com essas informações em mãos você terá embasamento para realizar negociações com fornecedores, não sendo refém de prazos. Com isso, fica mais fácil conseguir prazos mais extensos de pagamentos ou descontos em compras à vista. Além de obviamente garantir que seu cliente encontre em sua empresa o produto que procura.   Como a tecnologia pode auxiliar nesse controle? Praticamente todas as empresas necessitam dos recursos que a informática disponibiliza. Saber utilizar essas tecnologias aumenta os resultados tanto em relação à produtividade como com o gerenciamento das operações. Hoje, os softwares conseguem reduzir o número de erros, uma vez há integração das informações. Por exemplo: quando uma mercadoria é vendida, automaticamente é baixada do estoque, sem que haja a necessidade de recontar os itens novamente. Além disso, a informatização aumenta a seguridade das informações, visto que esses dados são armazenados em cópias de segurança ou na nuvem. Agora que você sabe o impacto que o controle de estoque e vendas pode causar na sua empresa, baixe o guia completo para administrar uma loja de construção!  
Postado em 20/09/2018
5 dicas para acertar na organização da loja de material de construção
  Quem atua no segmento de materiais de construção sabe que manter a organização da loja é um fator primordial para atrair clientes e aumentar as vendas. Essa medida também é importante para oferecer um atendimento de alto nível. É muito bom quando um vendedor encontra rapidamente uma mercadoria desejada por um consumidor. Isso porque a agilidade na resolução das demandas ajuda a construir uma imagem positiva para a sua empresa. Afinal, um freguês satisfeito pode indicá-la para amigos e parentes. Neste post, destacaremos 5 fatores que vão tornar o seu negócio mais organizado e competitivo. Confira!   1. Tenha cuidado com a disposição dos produtos Procure separar os itens por setores (ferramentas, tintas etc.) para os consumidores localizarem os produtos com mais facilidade. Lembrando que os materiais expostos devem estar em uma quantidade ideal para permanecerem bem acomodados no estabelecimento. Outra iniciativa é utilizar etiquetas para facilitar a identificação. Quanto mais bem-arrumada for a loja, mais comodidade você oferecerá para os seus clientes e empregados.   2. Fique atento ao estoque para melhorar a organização da loja É bem desagradável chegar a um estabelecimento comercial e ver uma prateleira vazia, não é mesmo? Para evitar essa situação, faça um bom gerenciamento do estoque. Com um acompanhamento adequado da entrada e saída de mercadorias, é possível disponibilizar vários itens em um número que contemple a demanda com eficiência. Essa postura não só propicia a fidelização como também evita gastos desnecessários com fornecedores.   3. Invista na iluminação Por mais que o seu negócio tenha um preço competitivo e uma grande oferta de mercadorias, a iluminação é um aspecto imprescindível para cativar os clientes. Um dos motivos é que uma loja bem iluminada permite uma visualização correta de todos os utensílios expostos e dos valores cobrados. Assim, o empresário mostra respeito e transparência com o consumidor. No caso de uma vitrine, priorize a iluminação branca no lugar da amarela, porque a primeira dá um maior destaque aos produtos e facilita a identificação pelos consumidores. Qualquer alternativa para interagir com o público-alvo sempre é bem-vinda.  Se for viável, procure usar a luz natural ao máximo, porque ajuda a reduzir a conta de energia elétrica. Ao diminuir custos, uma empresa tem mais possibilidades de oferecer preços interessantes e dar descontos, o que estimula as vendas   4. Valorize a entrada da loja O famoso ditado “a primeira impressão é a que fica” continua tendo um forte apelo junto aos consumidores. Por isso, tenha muita atenção com as placas ou letreiros utilizados para destacar o seu negócio. Procure diversificar as mercadorias expostas na entrada, sem esquecer da necessidade de facilitar o deslocamento dos clientes dentro da sua loja. Não adianta nada fazer uma promoção atraente, caso seja complicado se movimentar no estabelecimento.  Independentemente do segmento de atuação, um empresário deve ter como foco ter uma fachada que estimule o público-alvo a conhecer a loja. Com a ajuda de um arquiteto, encontrar a melhor alternativa para atingir esse objetivo fica bem mais fácil.    5. Treine os seus colaboradores Uma boa iluminação, materiais devidamente distribuídos e um estoque bem gerenciado, com certeza, são fatores que tornam uma loja de materiais de construção mais competitiva. Por outro lado, tudo isso será inútil, caso a equipe de vendedores não seja bem qualificada. Contar com funcionários que sabem cativar os clientes, localizar as mercadorias e explicar como usá-las é um diferencial importante para qualquer negócio. Para vencer a concorrência e alcançar uma posição de prestígio no mercado, um empreendedor precisa investir na organização da loja. Essa iniciativa tem uma grande influência na qualidade do atendimento, além de propiciar a expansão do faturamento.  Se você quer superar as expectativas com a sua loja de material de construção, entre em contato com a Goma agora mesmo. Estamos à disposição para ajudá-lo a crescer de forma sustentável!  
Postado em 18/09/2018
4 passos indispensáveis para organizar o seu estoque
  É muito recorrente encontrar empresas que fecham o mês no vermelho, mas não conseguem identificar o problema nas contas. Saiba que o erro pode estar na forma de organizar o estoque. Alguns dos benefícios de uma organização eficiente são: redução de custos e de perdas, conservação adequada dos produtos e níveis de estocagem compatíveis com o movimento. Quer descobrir como organizar o estoque de forma direcionada para o sucesso e evitar os principais erros que prejudicam esse processo? Então, confira as práticas fundamentais para aplicar na sua empresa! Por que se preocupar com a organização do estoque? Os principais objetivos da gestão de estoque são os de equilibrar compras, armazenagem e entregas, o que está envolvido o ciclo da mercadoria. Ela não se limita simplesmente ao controle de entradas e saídas das mercadorias, ela faz parte da capital de giro da empresa, que é o tanto de dinheiro disponível que ela tem para se manter no mercado por um período. Por isso, se preocupar com a gestão e organização do estoque é uma ação estratégica para os gestores, pois gera impacto em diversas atividades da empresa. Uma gestão de estoque adequada traz benefícios como: otimização de recursos: o controle do estoque permite identificar a quantidade ideal de materiais e mercadorias que devem ser armazenados, sem excedentes ou faltas, o que ajuda na saúde financeira do estabelecimento; impacto em outras atividades: não ter a matéria-prima para confecção de um produto ou não ter a mercadoria para o cliente impactam negativamente nas vendas da empresa. Um estoque organizado impede que esse tipo de situação aconteça, evitando também comprometimento dos lucros e da reputação da empresa; redução de prejuízos e desperdícios: o processo de organização e controle do estoque também ajuda a identificar possíveis desperdícios de materiais, seja por excesso de compra ou por armazenamento incorreto. Como organizar o estoque? Agora que você entendeu a importância de organizar seu estoque, trazemos alguns passos indispensáveis nesse processo. 1. Acompanhe os indicadores Os indicadores de desempenho são ferramentas que auxiliam os gestores nas tomadas de decisões. Se você ainda não sabe como utilizá-los corretamente, corra atrás de um treinamento, pois esses números são essenciais para o sucesso da organização. Existem várias ferramentas atualmente que facilitam o trabalho do gerente e aumentam a confiabilidade dos dados. Esses programas não podem ser dispensados em empresas que buscam o crescimento e a redução de custos. Giro de materiais, cronograma para inventários, vencimento de produtos, desperdícios, extravios e avarias e relatórios de vendas do período são exemplos dos dados mais utilizados nesse setor da organização e que norteiam o trabalho da equipe. 2. Organize seu estoque Imagine, por exemplo, que o seu ramo é material de construção. Se as mercadorias não estiverem em seus devidos locais, é possível que você não consiga entregar a quantidade solicitada pelo cliente por conta da desordem, mesmo que os itens constem no sistema. Além de não conseguir encontrar o que precisa nos momentos mais importantes, a desorganização contribui para que o pedido de compra saia abaixo ou acima do ideal, acarretando, assim, um prejuízo financeiro para o negócio. O correto é desenvolver um padrão de organização dos produtos e treinar a equipe para manter o que foi definido. Quanto ao layout, a sugestão é dispor os itens de acordo com o tamanho e saída, sempre estabelecendo um código único para cada mercadoria. Aqui na Goma frisamos muito a questão de controle de estoque para os nossos clientes e trazemos soluções tendo como base a realidade deles. Um exemplo pode ser visto pela forma de venda de pregos e de parafusos a granel, confira abaixo um exemplo e suas destavantagens: Pensando nessa realidade e também em trazer aos nossos clientes uma nova solução, desenvolvemos a linha Goma Bric, uma linha completa que dispõem produtos fracionados em pacotes, com código de barras e organizados em um expositor, facilitando assim o controle de estoque e a venda. Vou mostrar um exemplo: Saiba mais no texto Veja o porque nossos clientes optam por vender Goma Bric 3. Realize inventários periódicos Se você nunca ouviu falar em inventário, certamente a gestão do seu estoque não está correta. Caso já tenha ouvido a respeito e não aplica em sua empresa, é hora de pôr a mão na massa e começar a executar periodicamente. O inventário é a contagem de todos os itens do estoque. Existem empreendimentos que o realizam em intervalos menores, sempre focando nas mercadorias que possuem maior rotatividade e nas de maior valor. Esse intervalo vai de acordo com a decisão do organizador. É a partir das informações obtidas nessa ação, que será possível identificar as falhas de pedido e tomar ações antes do fechamento do mês, evitando, assim, que as contas fechem no negativo. 4. Integre o estoque com outras áreas Uma vez que o estoque influencia a operação, os resultados da empresa como um todo e as demais atividades também impactam no desempenho do estoque, a integração com as outras áreas se torna uma excelente forma de conseguir a eficiência. Um exemplo disso é a identificação das demandas de vendas e as informações que são repassadas sobre as saídas de itens. Esses dados auxiliam o setor de compras a serem mais assertivos e contribui para manter a estocagem dentro do previsto para o período. Esqueça essa ideia de que cada um deve focar apenas em seu setor. É necessário que todos os funcionários estejam em sincronia para gerar bons desempenhos, fazendo com que a integração comece imediatamente. Quais os principais erros que prejudicam a organização do estoque? Para finalizar, listamos os principais erros cometidos pelas empresas que prejudicam a organização do estoque. Comprar a quantidade errada Um dos pontos principais para ter um estoque adequado é identificar a quantidade exata de material que precisa ser comprada, nem a mais nem a menos. Comprar mercadorias excedentes traz um custo maior para empresa, possibilidade de futuro desperdício por falta de uso e validade, risco de serem danificadas no armazenamento, abarrotamento do estoque, entre outros problemas. Por outro lado, ter estoque abaixo do necessário afeta diretamente o quadro de vendas. Para evitar que isso aconteça, é preciso fazer um acompanhamento rigoroso para identificar os itens mais procurados pelos clientes e estar atento a sazonalidades (itens que vendem mais em uma determinada época do ano). Não usar um software de gestão de estoque Muitas empresas ainda cometem o erro de realizar a gestão de estoque por métodos antigos, com caneta e papel. Esse tipo de abordagem pode trazer muita desorganização e complicação para o processo, pois ele fica mais sujeito a erros e perda de controle. O ideal, hoje em dia, é adquirir um software de gestão de estoque. Essa ferramenta tecnológica auxilia nos fluxos de caixa, permite o levantamento de dados em tempo real e otimiza todo o processo de gerenciamento. Não descrever os itens do estoque Pode parecer simples, mas descrever e identificar minuciosamente os itens do estoque é um dos pontos principais para a sua organização. Muitos gestores ainda não dão a devida atenção a esse ponto, o que pode comprometer o processo e trazer dificuldades. A identificação correta dos itens ajuda na aquisição correta dos materiais e mercadorias, no cadastramento exato e evita duplicidade de compra. É importante lembrar que um estoque cheio não é o mesmo que estoque de qualidade. Produto parado é sinônimo de dinheiro investido que não representou retorno à empresa. Por isso, invista em ferramentas e busque conhecimentos que vão ajudar você a organizar o estoque! Gostou do texto? Quer ler mais sobre o assunto? Então, continue no site e leia nosso texto sobre organização de venda de parafusos!    
Postado em 05/09/2018
Utensílios de casa na loja de construção: o que não pode faltar
  Nem só de material pesado vive uma loja de construção: é igualmente importante oferecer uma boa seleção de utensílios de casa, já que eles são extremamente úteis tanto no período de obras quanto a longo prazo. Essa oferta mais ampla torna a sua loja útil, especialmente para quem precisa fazer aquelas compras mais leves ao final de uma reforma. Se o cliente puder achar tudo que precisa para a nova casa em um só lugar, todos saem ganhando! Veja, no post de hoje, quais produtos costumam ser mais procurados e que você não deve deixar faltar na sua loja:   Ferramentas em geral Um bom kit de ferramentas é muito importante para qualquer casa — afinal, nunca se sabe quando você vai precisar fazer aqueles pequenos ajustes. Martelos, chaves de todos os tipos e uma série de outros itens podem ser necessários a qualquer momento, mesmo que a casa não esteja em obras. Uma loja de construção pode oferecer essas ferramentas de duas maneiras: avulsas, com uma variedade bem grande, ou em kits já prontos, em que o cliente adquire tudo que é essencial para ter em casa. O ideal é disponibilizar as duas opções, sem limitar as possibilidades de vendas e, assim, conseguir atingir a diferentes públicos e necessidades.   Acessórios para banheiro O banheiro é um local que sempre precisa de utensílios de casa funcionais e úteis. Seja na fase final de uma reforma ou até mesmo em momentos mais urgentes, a procura desses acessórios é significativa e vale muito a pena oferecê-los na sua loja. Entre os principais estão as papeleiras (suportes para papel higiênico), cabides, porta-toalhas e suportes para saboneteiras, entre muitos outros. O interessante é oferecer de diferentes materiais e qualidades. Essa preocupação faz toda diferença quando o cliente chega na loja e percebe que ele pode escolher o que ele prefere em vez de levar o que tem.   Itens para faxina Seja no fim da obra ou no dia a dia, a faxina é uma necessidade que toda casa tem e, para que ela seja completa, alguns itens são imprescindíveis. Vassouras, baldes, rodos, lixeiras e muitos outros itens garantem uma casa limpa, arrumada e em ordem. Geralmente, as lojas de construção vendem os itens mais voltados para as limpezas mais pesadas (aquelas de fim de reforma, no caso), mas é importante oferecer uma variedade mais ampla. Se, por exemplo, sua loja vende itens mais versáteis, que servem para a rotina pós-reforma e construção, sua possibilidade de atender um público mais vasto é maior. Uma loja de construção não precisa se limitar apenas a materiais mais pesados, como cimento, tijolos e ferramentas de grande porte. Os pequenos itens e os acessórios fundamentais ao dia a dia são igualmente importantes, aparecendo na fase final de um projeto. O cotidiano também traz necessidades específicas, o que permite que a loja que oferece esses produtos abra seu leque de atuação, atingindo não só quem está em obras. Desse modo, as possibilidades de venda tendem a aumentar, mantendo uma boa margem de lucro. Neste post, você viu as principais categorias e os utensílios de casa que são fundamentais para oferecer em uma loja de construção. Entretanto, você pode fazer com que seu negócio seja ainda mais interessante. Entre em contato conosco e conheça mais dos produtos que a Goma oferece em diferentes categorias!  
Postado em 21/08/2018

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